Gambiarras elétricas e suas más conseqüências

Ourolux sabe que muitas vezes você acaba por se aventurar em fazer a troca de tomadas e até mesmo a troca da resistência do chuveiro, pelo simples fato de economizar na contratação de um profissional. Entretanto o que não se leva em consideração é o risco que um reparo mal feito pode ocasionar em toda a instalação elétrica.

Uma instalação elétrica bem conservada é uma questão de segurança e até de economia. A má instalação dos fios pode gerar prejuízos como desperdício de energia, resultante do superaquecimento da fiação. Isso acaba fazendo com que a energia aqueça os fios e conexões entre eles ao invés de se transformar em eletricidade útil como, por exemplo, iluminar um ambiente ou ligar um eletrodoméstico. Esse aquecimento acaba sendo computado pelo medidor, mesmo que o consumidor não tenha necessariamente utilizado efetivamente essa energia, ou seja, é incluído na hora de calcular o valor da conta.

Um dos erros mais comuns nas residências é o uso de benjamins em excesso para a ligação de muitos aparelhos a fim de poupar tempo e trabalho. Sobrecarregar uma mesma tomada com vários “T” aumenta o consumo de energia, pois você tem muitos aparelhos em um mesmo ponto, além de, se ocorrer uma descarga elétrica muito forte, queimar todos os parelhos ligados em um único benjamim. Portanto, caso isso ocorra você irá perceber que o barato muitas vezes pode acabar saindo caro.

Outra coisa que merece cuidado são os disjuntores das instalações elétricas. O desligamento de um disjuntor é algo a se ficar de olho, pois se trata de um sinal de problema nas instalações e isso deve ser pesquisado e arrumado por algum profissional. Porém, não é raro que nesses casos o morador faça a substituição do disjuntor por outro de maior capacidade para “resolver” esse problema. No, entanto, como se trata de um dispositivo de segurança, o seu desligamento é um sinal de que algo está errado. Com essa simples troca o problema irá persistir, podendo se tornar algo mais grave no futuro.

Portanto, busque sempre um profissional qualificado para realizar esses tipos de serviço, e quando falamos profissional não queremos dizer aquele seu vizinho que faz de tudo um pouco. Pois esse é o cara que possivelmente poderá te dar a maior dor de cabeça. Um deslize muito comum das pessoas é pagar barato por serviços que exigem profissionais preparados e que sabem o que fazem. Bonificar um eletricista despreparado para realizar a instalação elétrica de sua residência fará com que seu imóvel seja incendiado e até mate alguém. Sendo assim, pesquise antes de fazer isso, se não, a probabilidade de você ter que pagar novamente por um mesmo serviço e ter que quebrar todas as paredes a fim de refazer a instalação será proporcional ao erro anterior.

Ourolux, como aquele bom amigo sábio que é, além disso, recomenda que se faça periodicamente uma revisão nas suas instalações elétricas. Uma revisão é a garantia que sua família e sua casa estão seguras e sem correr nenhum risco, e não há dinheiro mais bem gasto do que aquele que garanta a vida de quem amamos.

 

link: http://www.ourolux.com.br/blog/?fbclid=IwAR06B_YdBsxg7ic2X9BMz31xpAX8bYlj1sEc2x3PY4SsVh0JbLE-rTiXAGI

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *