Benefícios dos banhos quente e frio

Na hora do banho, há quem goste da água fria, enquanto outros preferem uma ducha bem quente. Seja ao acordar ou no fim do dia, um banho quente ou frio provoca inúmeros efeitos em nosso corpo, e é por esse e outros motivos que uma boa ducha diária deve fazer parte da rotina de quem se preocupa com a própria aparência e saúde. Conheça alguns dos benefícios de cada um:

BANHO FRIO:

Revigorante

A expressão “balde de água fria” explica esse tópico. A água gelada faz o nosso corpo entrar em alerta, por isso é revigorante e “acorda”. Muitas pessoas alegam que tomar um banho frio pela manhã gera um aumento na produtividade e na disposição durante o dia.

Cabelos sedosos

A água gelada faz bem para o cabelo e deixa-o mais resistente e brilhante, além de reduzir a queda. Sem contar, que a água quente não faz nenhum bem para as madeixas, pois pode ressecá-lo, o que prejudica a saúde do fio. Por isso, a água fria é ideal.

- Melhora a circulação alivia dores no corpo

Você sabia que os atletas costumam a tomar um banho frio depois dos treinos? E, até algumas vezes, relaxam em uma banheira cheia de gelo? Isso acontece porque o banho gelado acelera a circulação do sangue, o que auxilia na recuperação da musculatura e alivia dores no corpo.

- Deixa o corpo mais bonito e firme

A água gelada faz com que a pele conserve a sua produção de óleo natural. Uma das consequência de banhos gelados, portanto, é uma pele mais hidratada e firme. Tal temperatura também estimula a produção das gorduras boas, que trabalham para aquecer o corpo devido ao contato com a baixa temperatura. Essa ação auxilia na queima de calorias.

Manda o stress embora e previne de gripes e resfriados.

Estudos comprovaram que tomar banhos frios nos deixa mais resistentes ao estresse e previnem gripes e resfriados – a água gelada acelera o sistema imunológico, deixando o nosso corpo alerta e, assim, mais atento a essas condições.

BANHO QUENTE:

- Sensação de relaxamento

O banho quente alivia a tensão corporal, o que nos faz sentir um profundo relaxamento nos músculos e na mente. Isso acontece porque a água em altas temperaturas dilata os vasos sanguíneos, fazendo com que o oxigênio flua com mais facilidade, o que auxilia nessa sensação de descontração.

- Abre os poros

O banho quente “limpa” o corpo das toxinas que se instalam na pele, já que a quentura abre os poros e auxilia, assim, o corpo na regeneração da pele. Uma vez que os poros se abrem, a pele recebe melhor os produtos aplicados em sua superfície – uma boa vantagem, não?!.

- Diminui inchaços

As saunas estão aqui para provar que o vapor quente ajuda a reduzir o inchaço do corpo. Quando a água quente entra em contato com a pele, as funções metabólicas são ativadas, acelerando a circulação e contribuindo para melhorar esse problema.

- Melhora a respiração

Por desobstruir os vasos, a água quente ajuda na respiração. Caso haja congestão, tanto nasal, quanto no peito, a água em alta temperatura facilita a limpeza e, assim, melhora a respiração. Quando estamos com o nariz entupido, por exemplo, tomar um banho quente pode fazer milagres e aliviar muito a obstrução.

- Alivia a ansiedade

Um estudo mostrou que tomar banhos quentes diariamente influencia diretamente no humor. O banho promove a produção da serotonina, que é um químico essencial para aqueles que sofrem de ansiedade e depressão. Ele também aumenta a produção da ocitocina, conhecido como o hormônio do amor, que auxilia na redução dos sintomas da ansiedade.

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *