Prevenção da dengue, confira nossas dicas

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

O número de casos de dengue vem aumentando de maneira alarmante nos últimos anos. E nesse ano não só a dengue como também Zika e Chikungunya, doenças transmitidas em decorrência da picada do mosquito Aedes Aegypti.

Para diminuir a ocorrência das doenças, sabemos que alguns cuidados são necessários como não acumular água e eliminar os criadouros do mosquito. Por isso é sempre bom repassar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, principalmente nesse período chuvoso.

  • Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
    • Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.
      • Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
        • Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
          • Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
            • Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.
              • Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.
                • Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
                • A dengue é uma doença que pode parecer simples de ser tratada, mas seu agravamento pode levar a morte. Então faça sua parte, mantenha sempre sua casa limpa e livre de possíveis focos e sempre que puder ajude a conscientizar seus vizinhos e conhecidos, afinal estamos #todoscontraadengue.

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *