Aprenda com o nosso passo a passo a como afiar facas utilizando uma chaira, uma pedra ou um esmeril e torne-se um mestre na arte de afiação de facas.

As facas são instrumentos fundamentais para diversas atividades do nosso cotidiano. É sempre importante manter o fio das facas em dia, principalmente se você trabalha diretamente com elas como em uma cozinha, por exemplo. E não importa se a faca é da melhor qualidade, melhor marca ou a mais cara do mercado: ela precisará ser afiada uma hora ou outra.

Convidamos você a continuar lendo nosso tutorial e aprender como afiar uma faca utilizando três ferramentas bastante conhecidas, da maneira correta, segura e eficaz.

1. COMO AFIAR FACA COM A CHAIRA

A chaira é o primeiro recurso a ser utilizado para afiar a faca. O que a chaira faz não é retirar material da lâmina, mas sim endireitá-la. Recomendamos utilizá-la diariamente ou sempre que a faca não cortar direito.

O mais importante é acerta o ângulo da faca (cerca de 10 – 15 graus). Deslize toda a lâmina da faca contra a chaira, começando pela base e deslizando até a ponta. Repita este processo (5 a 10 vezes) em cada lado da faca.

Importante! Sempre realize os movimentos com o lado da lâmina virado para o outro lado e não para você.

2. COMO AFIAR FACA NA PEDRA

Antes de começar, deixe a pedra dentro de um recipiente com água por pelo menos 5 minutos. Utilizar a pedra molhada é uma etapa extremamente importante para a afiação da faca.

Após este tempo, tire a pedra da água e a posicione em uma superfície fixa e segura. Observe que a pedra possui dois lados: um mais poroso e outro mais liso. Quem afia as facas regularmente pode utilizar somente o lado mais fino da pedra. Para um melhor resultado, sugerimos realizar o processo completo, iniciando pelo lado mais poroso da pedra.

Posicione a faca na pedra e encontre o ângulo de afiação (aproximadamente 30º). Uma mão estará segurando o cabo e a outra deve estar segurando a outra extremidade, como na imagem abaixo.

Passe toda a superfície da lâmina por toda a extensão da pedra em movimentos contínuos até criar uma rebarba. Faça isso de um lado da faca e depois do outro o mesmo número de vezes. Abaixo temos um vídeo demosntrando perfeitamente como deve ser feito este processo.

3. COMO AFIAR FACA NO ESMERIL

O Esmeril (rebolo) é uma “roda de pedra” girada por um motor (Moto Esmeril) e é um método que exige maiores cuidados. O rebolo pode deixar uma lâmina mais afiada do que muitos outros métodos. O processo de afiar produz faíscas então não se esqueça de utilizar equipamentos de segurança como óculos e luvas.

Ligue o Moto Esmeril e segure a faca em um ângulo de 45 graus. Mova a faca pelo esmeril, da base até a ponta, com cuidado. Certifique-se que toda a superfície da lâmina encoste no esmeril. Repita esse processo três ou quatro vezes. Vire a faca e repita o processo para afiar o outro lado.

Atenção: Evite afiar sua faca com frequência com o Moto Esmeril. Por ser um equipamento elétrico não devemos utilizar  líquidos refrigerantes (lubrificante ou água) para esfriar o rebolo como no método com a pedra.

Você utiliza alguma dessas técnicas para afiar sua faca? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe seus conhecimentos com a gente. Não se esqueça de cadastrar seu e-mail e receber nosso conteúdo exclusivo em primeira mão!

Fonte: http://conectafg.com.br/afiacao-profissional-como-afiar-faca/

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *