O LED se tornou a melhor escolha custo-benefício e isso se refletiu em seu mercado que está cada vez maior. A gama de produtos só tende a aumentar, mas será que você sabe a diferenças entre eles?
Principais tipos de LED
LED comum
Sua luz é dispersa e distribuída num encapsulamento, que geralmente é de plástico e opaco. Dessa forma sua luminosidade é difusa.
LED SMD
São aqueles LEDs pequenos que encontramos nas fitas de LED, e até em placas de circuitos impressos. Ele pode ser difuso e transparente.
LED de alto brilho
O brilho da sua luz é mais intenso que dos outros LEDs, e seu encapsulamento geralmente é de plástico transparente, que torna a luz mais focada e direcional.
Modelos mais comuns de LED
São mais econômicas, pois funcionam em baixa voltagem, e estão disponíveis em vários formatos e tamanhos, como bulbo, mini, espiral, vela, etc.
Oferecem uma luz sutil e direcionada, que deixa o ambiente mais acolhedor. Podem ser embutidos e instalados em tetos e forros de gesso, madeira e drywall. Sua aplicação é feita principalmente na sala de estar, no hall e quartos. Também sendo ideal para destacar quadros e esculturas.
As tubulares de LED são o retrofit perfeito para as tubulares fluorescente. Sua iluminação é uniforme e intensa, sendo perfeita para ambientes amplos.
É resistente a ambientes externos e possui um fluxo luminoso amplo, sendo assim perfeito para iluminar jardins. Seu uso também é bastante utilizado para iluminar estacionamentos, fachadas de lojas e quadras poliesportivas, por conta da sua alta potência.
Luminária
As luminárias são encontradas em vários modelos e com finalidades diferentes. Temos as luminárias de emergência que em caso de queda de energia acendem automaticamente e oferecem iluminação por 6h sem está ligada a nenhuma fonte elétrica. Existe a plafon, uma luminária de embutir que emite uma luz com foco fixo, utilizada tanto em residências quanto em ambiente comerciais. E a high bay, uma luminária que proporciona um grande fluxo luminoso, sendo assim ideal para áreas internas de galpões, indústrias, pontos comerciais e lugares com pé direito alto.
Na imagem os produtos estão na ordem de citação.
São distribuídos numa fita vários pontos de LED, que podem ser controlados em conjunto, seja acendendo ao mesmo tempo, piscando ou variando as cores. São bastante utilizadas na decoração, aplicando em estantes, bancadas e prateleiras.
Vantagens do LED
Já fizemos um post aqui pontuando as vantagens de se utilizar as lâmpadas de LED, mas vale ressaltar suas principais vantagens aqui:
• 80% mais econômica que as lâmpadas convencionais;
• Maior durabilidade;
• Baixa emissão de calor;
• Não emitem raios UV e IV;
• Iluminação visivelmente mais confortável;
• Produto ecológico, podendo ser reciclado, pois não possui chumbo ou mercúrio.
Avaliações