Proteção Respiratória: PFF1, PFF2 ou PFF3. E agora?

Você sabe o que significa PFF e qual tipo de filtro deve ser usado para cada atividade? E sobre limpeza e manutenção do equipamento? Veja estas e outras informações em mais um artigo técnico que a Ferramentas Gerais desenvolveu para você.

A Proteção Respiratória é essencial para muitos profissionais, como por exemplo, pintores, serralheiros, médicos e soldadores. São tantas opções e variações que acabam confundindo o usuário na hora da compra, podendo gerar dúvidas, dificultando sua escolha, ou pior, a compra de um Equipamento de Proteção Individual não adequado para a atividade em que atua.

Neste artigo iremos falar sobre as Máscaras de Proteção Respiratória: como são classificados os filtros e suas aplicações, tipos de contaminantes, maneiras corretas para limpeza e manutenção do equipamento. Boa leitura

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Equipamento utilizado para a proteção do sistema respiratório nas atividades e nos locais que apresentam concentrações de poeiras (serragem, mármore), névoas (dedetização) fumos (processos de solda, incêndio), vapores ácidos e orgânicos (produtos químicos, solventes, tintas), vírus e bactérias (ambiente hospitalar).

Em casos de incêndios florestais, situações com alta poluição do ar, surtos de doenças transmitidas pelo ar, entre outros, as empresas podem precisar fornecer respiradores a trabalhadores que, normalmente, não têm a necessidade de proteção respiratória. Os exemplos incluem trabalhadores cujas atividades os mantêm ao ar livre durante situações com alta poluição do ar ou trabalhadores com exposição prolongada ou frequente a grandes grupos de pessoas durante surtos de doenças.

Nesses casos, quando a proteção respiratória é necessária, os órgãos de saúde recomendam o uso de respiradores como N95 ou PFF2, os quais são equivalentes e indicados para tal aplicação.

Quando utilizados corretamente, os respiradores podem ajudar a reduzir a exposição dos usuários a contaminantes, tais como poeira, névoas e fumos – incluindo partículas tão pequenas que não podem ser vistas.

Os respiradores são peças filtrantes e são projetados para proporcionar um ajuste eficiente a face do usuário, para que o ar passe pelo filtro (ao invés de passar pelas bordas) antes de ser inalado.

Para garantir este ajuste é necessário que se faça um teste de vedação em cada usuário.

Uma escolha comum são os respiradores tipo Peça Facial Filtrante (PFF). Vamos conhecê-los?

CLASSIFICAÇÃO DOS FILTROS

Os filtros possuem as seguintes classificações e a seleção adequada dependerá da concentração do contaminante presente no ambiente de trabalho: P1, P2 e P3, PFF1, PFF2 e PFF3 (PFF: Peça Facial Filtrante).

P1, P2 ou P3: utilizados em respiradores com manutenção onde é admissível a troca do filtro. Os cartuchos e filtros são conectados à peça facial e devem ser substituídos mediante saturação (entupimento), que dependerá do contaminante presente, concentração, frequência respiratória do usuário ou conforme indicações do fabricante. Necessitam de higienização diária e limpeza na peça facial.

proteção respiratória

Imagem: pdf Security Booklet | 3M

PFF1, PFF2 ou PFF3: são respiradores sem manutenção e descartáveis. Neste caso, a própria peça facial é filtrante. Deve ser trocado sempre que houver algum dano (rasgado, perfurado), estiver entupido ou muito sujo (usuário consegue perceber o cheiro ou gosto do contaminante).

Muitos possuem uma válvula de exalação que facilita a respiração do usuário e torna o uso mais confortável e também contribui para maior vida útil do respirador.

proteção respiratória

Imagem: pdf  Security Booklet | 3M

De acordo com recomendações presentes no PPR (Programa de Proteção Respiratória) da FUNDACENTRO, as classificações dos filtros são recomendadas para os seguintes contaminantes:

PFF1 e P1: proteção contra poeiras, névoas e partículas não tóxicas (penetração máx. através do filtro de 20%).

PFF2 e P2: proteção contra partículas finas, fumos e névoas tóxicas (penetração máx. através do filtro de 6%). Também utilizado para serviços na área da saúde para proteção contra vírus, bactérias e baixas concentrações de vapores orgânicos.

PFF3 e P3: proteção contra partículas tóxicas finíssimas e radionuclídeos (penetração máx. através do filtro de 0,1%).

OS CONTAMINANTES

Poeira: são formadas quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado. Quanto menor a partícula, mais tempo ela ficará suspensa no ar. As poeiras são os contaminantes mais comuns presentes nos ambientes de trabalho.

Névoa e neblina: constituídas por particulados líquidos na forma de gotículas em suspensão na atmosfera. A diferença entre elas é que a névoa é gerada por processo mecânico, como ruptura física de um líquido durante processos de pulverização, nebulização ou borbulhamento. Já a neblina é o produto da condensação na atmosfera de pequenas partículas líquidas provenientes de um líquido previamente volatilizado por processo térmico.

Fumo ou Fumaça: ocorrem quando um metal ou plástico é fundido (aquecido), vaporizado e se resfria rapidamente, criando partículas muito finas que ficam suspensas no ar.

CUIDADOS E MANUTENÇÃO

Para proporcionar proteção total ao usuário, o Protetor Respiratório deve estar em perfeitas condições de funcionamento, ou seja, ter componentes em bom estado e limpos.

  • Verifique o perfeito funcionamento do seu respirador;
  • Observe a condição da peça facial, correias, válvulas, traqueias ou tubos de conexão, filtros, entre outros;
  • Certifique-se de que todas as partes estejam em perfeitas condições;
  • Não deixe o respirador em lugares sujos. Se precisar manuseá-lo com as mãos sujas, pegue-o pela parte externa;
  • A limpeza deve ser feita após a desmontagem parcial do respirador, lavando-o com água morna, sabão neutro e com auxílio de uma escova de cerdas não metálicas. Deixar secar na sombra. Devido à grande variedade de materiais utilizados, convém seguir as recomendações do fabricante.
proteção respiratória

Imagem: pdf Security Booklet | 3M

  • Não utilize álcool ou solventes para retirar manchas, pois eles extraem os plastificantes que contribuem para a maciez da peça facial;
  • Quando não estiver utilizando o respirador, guarde-o em uma embalagem plástica e coloque-o em um lugar apropriado. Peças faciais e outras partes podem se deformar permanentemente se forem amassadas durante o tempo de armazenagem, inutilizando o equipamento;
  • Se sentir dificuldade na respiração, cheiro ou gosto do produto com o qual está trabalhando, talvez esteja na hora de trocar o respirador por um novo, no caso de respiradores sem manutenção, ou substituí-lo por um respirador com filtro (com manutenção);
  • No caso do P1, P2 ou P3, inspecione o equipamento antes de cada uso, após limpá-lo, e não esqueça: os cilindros de ar comprimido devem estar sempre com carga total.

Gostou do nosso artigo? Acha que faltou alguma informação? Compartilhe seu conhecimento com a gente deixando seu comentário e/ou dúvidas abaixo. A melhor forma de compartilhar conhecimento e experiências é através da colaboração de nossos leitores.

Fonte: http://conectafg.com.br/protecao-respiratoria-tipos-cuidados/

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *