Ter um kit básico de ferramentas é indispensável para te socorrer quando você menos espera e facilitar o seu dia a dia. Então, por onde começar? Como montar um Kit que seja útil e prático? O que não pode faltar? E como usar essas ferramentas?
As casas brasileiras são muito diferentes, mas é muito difícil encontrar uma casa sequer que não tenha uma caixa de ferramentas. É comum dizerem que as mulheres precisam dos homens sempre que alguma coisa emperra dentro de casa. Dizem ainda que casa de mulher não tem ferramentas e casa de homem tem ferramentas até demais.
Mas será mesmo? Com certeza, no século 19 as coisas eram assim, no século 20 começaram a mudar e agora no século 21, essa máxima mudou bastante, as mulheres assumiram as ferramentas, fazem consertos, mini reparos, e estão dando até dicas umas para as outras.
Com ferramentas em punho e sem frescuras para quebrar as unhas e sujar as mãos, elas passaram a investir em um kit de ferramentas mais profissional e partiram em busca de um curso prático intensivo com seu avô que sabe tudo de reparos domésticos, ou com um primo que estuda engenharia e é técnico em elétrica, e muitas buscaram fazer um curso profissional para conquistarem a independência e uma renda extra.
Esse já é o caso de muitas mulheres que enveredaram para o caminho profissional e trabalham com agenda cheia, se sustentam atendendo clientes que buscam soluções para problemas hidráulicos, elétricos, montagem de móveis, pintura de paredes, instalação de tv, etc, e abocanharam uma fatia do mercado que são mulheres como elas, que já sofreram assedio por homens que foram até suas casas fazer reparos simples, e por conta disso, decidiram não mais contratar homens para essa função, agora preferem as mulheres.
Em Porto Alegre (RS), a técnica em informática Karla Sajdak também largou o emprego para dedicar-se à empresa que criou para realizar serviços de manutenção em casas e em empresas. “Eu estava insatisfeita com o meu trabalho, tinha afinidade com reparos domésticos e, na época, estava no ar a novela ‘Fina Estampa’, cuja protagonista era uma mulher que ganhava a vida consertando de tudo um pouco. Tudo isso me impulsionou”, conta Karla.
Para as meninas que querem romper esses paradigmas e se aventurar no mundo das ferramentas, e para os meninos, que sempre foram obrigados a saber, mas não levam lá muito jeito, daremos algumas dicas:
Então, por onde começar?
Basicamente, para falar o mínimo mesmo, sua casa precisa ter um cantinho com alguns itens essenciais, são os famosos, “pau para toda obra” que salvam qualquer situação, seja você leitor, um homem, ou uma mulher.
São eles: furadeira, chave de fenda, parafusos de tamanhos diversos e a fita isolante. Não podemos esquecer de maneira alguma do martelo e dos pregos. Para o nível básico, em geral, você não vai precisar de muitos tipos diferentes de martelo. Se você tiver um bom martelo de carpinteiro, já serve. Nossa sugestão seria ter um tamanho 23mm, para começar.
A fita crepe também é bastante utilizada para evitar que a parede despedace na hora do furo, e também para demarcar medidas e tudo ficar bem niveladinho.
Para que as pessoas possam fazer um bom trabalho sozinhas, elas precisam perder o medo de errar. Começar, por exemplo, com uma tarefa simples como montar uma prateleira na cozinha, apertar uns parafusos, pregar uns quadros na parede, para depois se enveredar na aventura de arrumar aquela cadeira que está meio bamba ou aquele armário que está empenado.
Como montar um Kit que seja útil e prático?
Um kit básico de ferramenta além dos itens já citados precisa conter ainda uma trena (com o mínimo de três metros); a chave de fenda já citada, é ideal ter pelo menos em dois tamanhos; chave philips (uma pequena e uma grande, para começar); três alicates (universal, de bico e de corte); chave inglesa; estilete, fitas isolante e veda rosca.
Quando a pessoa começa a gostar do assunto ela compra primeiro o alicate universal que atende a muitas necessidades, porque com ele você pode cortar, torcer e dobrar fios, cabos elétricos e arames; auxilia no posicionamento de condutores e no apertar de porcas com parafusos. Para um kit completo é legal ter:
Alicate de bico
Alicate de cortar fios
Alicate universal
Alicate de encanador ou Grifo
Uma dica para a manutenção e bom manuseio das peças é lubrificar a articulação da ferramenta regularmente.
Itens totalmente indispensáveis:
Se há algo que você precisa antes de qualquer coisa, são as chaves, como já citamos a cima. Velhas conhecidas, nem precisam de muita explicação. Você as utiliza para apertar e desenroscar parafusos diversos.
E por aí vai, as compras nunca param, e são obtidas de acordo com a necessidade do momento, alguns moveis necessitam da chave philips que se caracteriza por ter a ponta fina, em formato de cone. Ela é usada para apertar ou afrouxar parafusos do tipo fenda cruzada, ou seja, os que tem o formato de “X” cavado. Nesse kit mais profissional você pode ter a Chave de Fenda 3/16 e a Chave Philips 3/16, um alicate de pressão que prende, prensa, segura e puxa peças firmemente, e ainda um Arco de Serra nos modelos, fixo e ajustável, os Arcos de Serra facilitam o uso em locais de difícil acesso e garantem maior segurança e praticidade ao serrar.
Outro aliado nos consertos domésticos é o estilete, um instrumento de corte muito utilizado e útil para artesanato, construções, reformas e acabamentos, ele requer habilidade e firmeza em seu manuseio para que não se torne perigoso.
Claro que a lista de itens indispensáveis varia de pessoa para pessoa.
Mas antes de meter a mão na massa e começar a cortar, serrar, furar, planejar, consertar e resolver problemas, você vai precisar das ferramentas corretas. Esse é o marco zero da independência funcional.
Tudo tem um jeito certo:
Nada nessa vida deve ser feito de qualquer jeito, a escolha das suas ferramentas também não, e se você aplica carinho e dedicação a essa tarefa, com certeza vai conseguir chegar a um resultado bem melhor.
Uma das primeiras ferramentas que muitas pessoas compram na vida é a furadeira, porque a primeira necessidade costuma ser pendurar alguma coisa na parede, seja para colocar um quadro, ajeitar uma prateleira ou instalar um armário.
Um item que é difícil se ter em casa para uso doméstico, mas que os amantes de ferramentas costumam ter para dar acabamento à objetos, seja lixar um móvel para pintar ou dar aquele trato para fazer seus móveis ficarem como novos em casa, é a lixadeira. Para usar a serra, isso já necessita de um pouco mais de iniciativa e um tanto de cuidado. Não é todo mundo que tem uma dessas em casa, pois isso demanda que a pessoa compre uma peça de madeira para poder manipulá-la.
Uma outra situação que costuma acontecer em casa é a lingueta da porta não se encaixar direito no batente, você vai precisar de uma lima para desgastar a chapa testa. Em todos os casos nos quais você precisa desgastar, ou seja, lixar, entalhar, limar, você vai precisar destas ferramentas. A lima serve para desgaste de metal, a grosa serve para desgaste de madeira e os formões servem para entalhes em madeira.
Como já foi dito, você não vai sair por aí fazendo as coisas de qualquer jeito. Vai precisar medir, marcar, nivelar, esquadrejar etc. Tudo para manter a precisão e a beleza do seu trabalho.
Para isso você deve usar, régua, esquadro, nível, trena e um lápis. Sempre atento ao modo correto de usar a furadeira, a parafusadeira, as chaves de fenda, os parafusos, e com a fita isolante em punho para demarcar os locais corretamente.
Como começamos a matéria falando das mulheres e suas iniciativas inovadoras em colocar a mão na massa quando o assunto é reparos em casa, vamos encerrar citando os itens essenciais para a segurança, que valem para homens também, afinal, não queremos que nenhum acidente aconteça, né.
Então vamos lá, para você trabalhar em segurança, a sua caixa de ferramentas deve conter pelo menos: luvas, protetor auricular e óculos de proteção.
Agora você está pronto ou pronta para sair arrumando tudo na sua casa, já sabe as ferramentas essenciais e para que elas servem, já entendeu o que precisa ter dentro da sua caixinha ou caixona de ferramentas e já sabe que precisa trabalhar em segurança. Nada de martelar o dedo ou tomar choque. Brincadeiras à parte, sabemos que quem gosta de trabalhos manuais, gosta de frequentar lojas de artigos e adora uma novidade que aparece no mercado, por isso é sempre melhor comprar uma boa ferramenta com durabilidade, do que sair comprando várias de qualidade duvidosa.
Fica a dica.
Fonte: https://www.piresmartins.com.br/que-ferramentas-eu-preciso-ter-em-casa/s
Avaliações