Uma reforma de apartamento pode ser um momento de muita alegria, afinal, você está deixando seu lar mais bonito, moderno e com a sua cara. No entanto, esse momento de realização de um sonho pode se tornar um pesadelo para algumas pessoas.

Você com certeza conhece histórias de obras cheias de problemas, gastos além do esperado e resultados nem sempre satisfatórios. A boa notícia é que esse não precisa ser o seu caso.

Tomando alguns cuidados, a sua reforma de apartamento pode acontecer sem transtornos. Quer ficar longe dos problemas e erros mais comuns? Veja agora o que NÃO fazer durante a remodelação do seu lar!

Deixar de fazer um planejamento das etapas da reforma

Muita gente que não tem experiência com uma reforma de apartamento, tem a impressão de que dá para começar a obra e solucionar os problemas conforme eles forem aparecendo.

O erro dessa abordagem é que ela leva a problemas muito maiores do que o esperado e, geralmente, traz consigo muitos gastos desnecessários, além de atrasos na obra. Para evitar tudo isso, o planejamento é fundamental. Antes de começar, tenha um panorama completo da obra, incluindo registros como:

  • quais serviços serão realizados;
  • ordem de execução das etapas da obra;
  • quantidade de dias e funcionários necessários para cada atividade;
  • quais documentos deverão ser obtidos;
  • quantidade de material a ser comprada;
  • prazos de entrega de cada fornecedor e quando a compra deve ser feita para chegar na hora certa;
  • orçamento disponível;
  • projetos de engenharia, arquitetura, elétrico ou hidráulicos, conforme a necessidade da reforma.

Ou seja, a reforma de apartamento começa bem antes de colocar a mão na massa. Antes de dar início aos trabalhos, dedique um tempo ao planejamento e você terá muito menos imprevistos.

Não dar importância ao orçamento antes e durante uma reforma de apartamento

Se você começou pelo planejamento, certamente já sabe quanto de dinheiro tem disponível à vista, em cartão de crédito e, possivelmente, com um financiamento para sua reforma de apartamento. E esse já é um bom começo.

Agora, é hora de orçar cada material e de acompanhar os gastos da obra dia a dia. Sabendo qual é o orçamento de reforma total da obra, divida o valor entre os diversos itens, como mão de obra, projeto, compra de material básico, acabamento etc.

Lembre-se, ainda, de reservar uma parte do dinheiro, pelo menos 10%, para os gastos não previstos, pois eles sempre existem.

Se você nunca fez uma reforma de apartamento, é bom contar com um engenheiro ou arquiteto experiente para fazer previsões acertadas sobre os custos da obra.

Outro ponto fundamental é pesquisar e comparar o preço de cada item em diversas lojas, comprando onde for mais vantajoso. Caso você não contrate um profissional, essa pesquisa deve ser ainda mais extensiva para que o orçamento de reforma seja previsto corretamente.

Fonte: https://blog.tocaobra.com.br/reforma-de-apartamento/

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *