Boas práticas diárias de organização e limpeza são fundamentais para manter o mofo longe das roupas, sapatos, bolsas e demais móveis presentes no ambiente. Por isso, se você sofre com a presença de mofo em seu imóvel e deseja buscar alternativas mais práticas e baratas para eliminar a umidade e o cheiro ruim dos armários deve apostar no uso do antimofo caseiro.

Confira agora três tutoriais fáceis sobre como fazer antimofo caseiro que nós da Viva Decora preparamos especialmente para você!

Antimofo caseiro para guarda roupa: elimine o mau cheiro dos armários

Entenda que fatores de luminosidade, ventilação e umidade afetam diretamente na presença ou não de mofo nos móveis. Por essa razão, é importante estar atento quanto as condições climáticas da casa, ou seja, quais cômodos e consequentemente quais móveis que recebem mais luz natural e ventilação.

No quarto, por exemplo, o guarda roupa é um dos móveis que acaba sofrendo bastante com a presença de mofo, uma vez que suas portas e gavetas permanecem fechadas por muito tempo ao longo do dia. Logo, se você está passando por essa situação além de evitar guardar roupas úmidas ou com gotas de suor procure investir na confecção do antimofo caseiro para guarda roupa.

Penteadeiras, cômodas, sapateiras, criado mudo e demais armários com portas e gavetas também podem receber a presença de um antimofo caseiro. Logo, pode-se dizer que a quantidade de antimofo caseiro necessário vai depender das condições climáticas do ambiente e da quantidade de roupas, sapatos e bolsas presentes no espaço.

Aprenda 3 maneiras simples de como fazer antimofo caseiro

Descubra agora três maneiras práticas e baratas de como fazer antimofo caseiro e extermine de uma vez por todas os fungos de mofo dos seus móveis. Pegue uma caneta e papel, anote todos os materiais necessários e siga o passo a passo compartilhado.

Antimofo caseiro com giz escolar

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam o uso do giz escolar vai além das salas de aulas. Isso porque, o giz escolar também pode auxiliar no controle da umidade presente dentro do guarda roupa, cômodas, armários, criado mudo e demais móveis.

Antimofo caseiro com giz escolar: Materiais

  • Caixa de giz de lousa comum (cor de sua preferência)
  • Tecido de tule
  • Régua
  • Caneta
  • Tesoura
  • Fita de cetim (cor de sua preferência) ou barbante

Antimofo caseiro com giz escolar: Passo a Passo

  1. Pegue uma régua e uma caneta e faça a marcação sobre o tecido de tule (25cm X 25cm). Nesta etapa, você irá formar vários quadrado no tecido;
  2. Seguidamente, faça o recorte com a tesoura sobre todos os quadrados marcados no tecido de tule;
  3. Pegue um dos quadrados de tecido de tule recortado e coloque alguns gizes dentro;
  4. Separe um pedaço de fita de cetim ou barbante e arremate o tecido de tule com um lindo laço.

Vale destacar, que depois de um tempo é normal que o giz fique úmido. Afinal, sua função dentro do armário ou guarda roupa é absorver propriamente a umidade presente no ambiente. Logo, assim que você observar que seu giz escolar está úmido, retire-o do móvel e deixe-o exposto ao sol por algumas horas ou, na falta de sol coloque-o em uma travessa ou assadeira dentro do forno por alguns minutos, pois assim o giz irá secar e você poderá utilizá-lo novamente.

Antimofo caseiro com sal grosso

O sal grosso utilizado em muitas receitas na cozinha também pode auxiliar de forma eficiente no combate do mofo dentro dos armários. Confira o tutorial abaixo e siga o passo a passo compartilhado.

Antimofo caseiro com sal grosso: Materiais

  • 1 pote de iogurte pequeno
  • 1 pote de iogurte grande
  • 1 folha de filtro de papel de café
  • 1 alfinete
  • 1 elástico
  • Pacote de sal grosso

Antimofo caseiro com sal grosso: Passo a Passo

  1. Faça vários furos com o alfinete no fundo do pote de iogurte pequeno;
  2. Coloque um pouco de sal grosso dentro do pote de iogurte pequeno furado;
  3. Coloque o pote de iogurte pequeno com o sal grosso dentro do pote de iogurte grande;
  4. Tampe o pote de iogurte com a folha de filtro de papel;
  5. Prenda a folha com um elástico;
  6. Por fim, é só colocar o recipiente montado dentro do móvel desejado.

Antimofo caseiro com amaciante

Agora, para aqueles que desejam realizar uma limpeza mais intensa dentro do armário e guarda roupa podem utilizar o antimofo caseiro perfumado feito com amaciante. Neste caso, o antimofo caseiro perfumado é colocado dentro de um recipiente, borrifado sobre um pano que posteriormente será passado sobre o móvel desejado. Vale comentar, que essa solução além de eliminar os fungos deixa um perfume suave no ambiente.

Antimofo caseiro com amaciante: Materiais

  • 1 tampa de amaciante (de sua preferência)
  • 1 litro de água
  • Recipiente borrifador
  • Pano seco de limpeza

Antimofo caseiro com amaciante: Passo a Passo

  1. Dilua 1 tampa de amaciante em um 1 litro de água;
  2. Coloque essa mistura dentro de um recipiente borrifador;
  3. Borrife a mistura em um pano seco;
  4. Por fim, passe sobre o guarda roupa ou armário desejado.
Antimofo caseiro perfumado feito com amaciante

Agora que você já sabe como eliminar a umidade e o cheiro ruim dos armários compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus familiares e amigos a também acabarem de vez com o mofo dos móveis.

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *