De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a atividade da indústria de transformação manteve-se em crescimento no mês de agosto. Segundo o estudo, o faturamento real dessazonalizado aumentou 2,3% em agosto na comparação ao mês anterior. Com esse desempenho, ultrapassou o patamar que vigorava no início do ano, ou seja, antes da pandemia da Covid-19 atingir a atividade industrial. Na comparação com agosto de 2019, o faturamento real registra um crescimento de 3,9% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
As horas trabalhadas na produção, por sua vez, registraram aumento de 2,9% em agosto em relação a julho, após ajuste sazonal. Esse é o quarto mês de crescimento, acumulando uma alta de 25,1% (comparação com abril). Ainda assim, o indicador não recuperou a perda ocorrida nos meses de março e abril. Sobre agosto de 2019, as horas trabalhadas na produção estão 3,3% menores e no acumulado do ano, na comparação com igual período de 2019, a queda é de 8,2%.
O levantamento aponta, ainda, que o emprego na indústria de transformação cresceu 1,9% em agosto na comparação com julho, após ajuste sazonal. Esse foi o primeiro crescimento apurado no ano. Na comparação com agosto de 2019, a queda é de 8,2%.
O levantamento aponta, ainda, que o emprego na indústria de transformação cresceu 1,9% em agosto na comparação com julho, após ajuste sazonal. Esse foi o primeiro crescimento apurado no ano. Na comparação com agosto de 2019, verifica-se uma queda de 2,9% e, no acumulado do ano (janeiro-agosto), a retração é de 2,7% na comparação com o mesmo período de 2019.
A massa salarial real dessazonalizada registrou aumento de 4,5% em agosto, na comparação com julho. Na comparação com agosto de 2019, a massa salarial está 5,0% menor.
Acompanhando esse movimento, o rendimento médio real pago aos trabalhadores cresceu, 2,8% em agosto na comparação com julho, após ajuste sazonal. Na comparação com agosto de 2019, a queda é de 2,2%.
A utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria de transformação alcança 78,1%, após ajuste sazonal, e se encontra 0,8 ponto percentual (p.p.) abaixo do percentual de fevereiro deste ano, mas está 0,6% p.p. acima do apurado em agosto de 2019.
Para mais notícias, acesse nosso Blog
Avaliações