Poder fazer a manutenção da própria casa é algo importante, principalmente naqueles momentos em que somos pegos de surpresa. E uma dúvida que muita gente tem é: como instalar chuveiro.

Por isso, iremos dividir algumas dicas de como instalar chuveiro que vão te ajudar muito nessa pequena manutenção da casa. Confira!

Dicas de como instalar chuveiro

Agora, vamos entender como instalar chuveiro elétrico pode ser muito simples, porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes muito importantes que vão fazer toda a diferença na instalação correta do chuveiro.

Acompanhe abaixo todas as etapas que você deve checar para começar a instalar o chuveiro elétrico sem ter “dores de cabeça”: 

Tipo de disjuntor do chuveiro

Antes de saber qual o tipo de disjuntor do seu chuveiro é necessário entender melhor o que é um disjuntor, certo? Pois bem, o disjuntor é um dispositivo de proteção que serve para sustentar a corrente elétrica. Por isso, o disjuntor é um dos elementos mais importantes do chuveiro elétrico. 

Primeiramente, para escolher o disjuntor correto para o seu chuveiro é importante que ele tenha a curva correta que vai suportar a potência do chuveiro. Na dúvida, sempre escolha o disjuntor que o fabricante do chuveiro recomenda. 

Mas, por via de regra, para escolher o disjuntor correto para o seu chuveiro é preciso dividir a potência máxima do chuveiro pela tensão de alimentação, ou seja, um chuveiro com potência de 5500W em 220V tem corrente de 25A, portanto, precisa de um disjuntor de 30A, pois um disjuntor de 25A poderia desarmar com facilidade com qualquer variação na rede. 

imagem frontal de um chuveiro redondo em funcionamento.

Chuveiro de 127V e 220V

Tenha em mente que, no mercado, é possível encontrar chuveiro elétrico de 127V e de 220V, e antes de fazer a instalação é muito importante saber o modelo que você deve ter em casa. Assim, o chuveiro vai variar conforme o tipo de instalação de sua residência, e se o chuveiro não for compatível ele pode queimar. 

Cabo condutor para chuveiro

Devemos citar, também, que o cabo condutor tem grande importância para a instalação do chuveiro elétrico, já que a escolha errada do cabo pode ocasionar acidentes graves como, por exemplo, o derretimento dos condutores. 

Portanto, para escolher o cabo correto é necessário levar em conta o espaço entre o quadro de distribuição de circuito e o local onde o chuveiro será instalado.

imagem de um banheiro completo, é possível identificar pia, privada e box.

Como instalar chuveiro

Bom, agora que você já sabe todos os elementos que devem estar disponíveis antes de começar a instalação do chuveiro, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender o passo a passo de como instalar chuveiro. Confira abaixo:

Materiais

  • Chuveiro com a voltagem adequada à residência;
  • Chuveirinho;
  • Mangueira;
  • Cano para chuveiro;
  • Redutor de pressão; 
  • Suporte para mangueira.

Ferramentas

  • Chave Philips;
  • Fita veda rosca;
  • Fita isolante;
  • Chave de fenda;
  • Alicate.
  • Chave teste;

Como instalar chuveiro: passo a passo

  1. Feche o registro do banheiro;
  2. Agora, abra o chuveiro e espere parar de sair água e, em seguida, feche-o novamente; 
  3. Desligue a chave geral de energia da casa;
  4. Utilizando a chave teste, verifique se não está mais passando energia elétrica. Essa etapa é muito importante para evitar acidentes que podem ser muito graves e até letais;
  5. Depois, usando a chave de fenda, tire a tampa que protege os fios da energia elétrica dentro da parede;
  6. Em seguida, veja se a bitola do fio de alimentação elétrica e o disjuntor seguem a potência do chuveiro elétrico;
  7. Verifique se o fio terra está conectado ao sistema de aterramento;
  8. Depois disso, utilize a fita veda rosca na rosca de entrada de água;
  9. Coloque a rosca do chuveiro no cano de saída de água que está na parede e rosqueie a ducha;
  10. Conecte os fios da rede elétrica com os fios do chuveiro. Lembre-se de usar a fita isolante para uni-los;
  11. Em seguida, basta encaixar a mangueira do chuveirinho no seu chuveiro;
  12. Para conferir se está tudo certo, abra o registro do banheiro e do chuveiro para ver se está saindo água;
  13. Por fim, ligue a energia elétrica da casa e veja se está saindo água quente do chuveiro.
vista lateral de um chuveiro redondo em funcionamento.

Por último, uma dica importante na hora de conectar os fios da rede elétrica com os fios de alimentação do chuveiro é prestar atenção nas cores. Os fios preto são os da fase, os fios azuis são os neutros e os fios verdes são os fios terra. 

Agora que você já sabe como instalar chuveiro, ficou muito mais fácil sua rotina! Conte sempre conosco para os cuidados da sua casa.

Fonte: https://blog.tocaobra.com.br/como-instalar-chuveiro/

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *