Há quem adore, há quem dispense, mas uma coisa é certa: não há quem viva sem eles.

Na decoração, algumas pessoas usam e abusam, seja para oferecer a sensação de amplitude; seja para dar charme e sofisticação ao ambiente. Alguns espaços exibem características apropriadas para o uso dos espelhos, como banheiros, quartos, halls de entrada, livings e cozinhas.

espelho-na-decoracao-23199

Foto: Getty Image

Para que o uso do material seja bem aplicado, selecionamos algumas dicas que podem ser úteis para quem ainda tem receio de utilizá-los.

espelho-losango-cobre2-600x600

1.O espelho sempre vai ter a função de refletir alguma coisa ou alguém, porém nem sempre utilizamos para esse fim. Ele apenas como decorativo pode aparecer em diversas formas e tamanhos, inclusive como mosaico ou recortado. Utilizá-lo perto de objetos ajuda a valorizar ainda mais a decoração, como atrás de um vaso ou de uma escultura, por exemplo. Fazer uma composição com pequenos espelhos emoldurados deixa o ambiente agradável. Os redondos estão em alta faz algum tempo e é uma boa aposta para deixar o ambiente moderno.

espelho-adnet-com-alca-redondo-banheiros-sala-tendencia-modelos-decor-salteado-4
espelhoad5

Ícone de design, o espelho Adnet foi criado em 1946 por Jacques Adnet, designer art-deco, modernista francês e também arquiteto. O espelho atemporal voltou a ganhar destaque em diversos estilos de decoração e tem apelo fácil de fazer. Na internet é possível encontrar diversos D.I.Y. para se inspirar.Fotos: Pinterest

2.Os espelhos são funcionais e, muitas vezes, nos sentimos perdidos em ambientes sem a presença deles. Alguns exercem apenas a função de espelho, sem apelo decorativo, geralmente são utilizados para nos arrumarmos. Para ele não ficar sem graça tente incluir a peça em algum espaço que valorize ainda mais o ambiente. Nada de deixá-lo dentro da porta do armário. Invista em um espelho funcional, mas que ofereça charme e bom gosto.

Yidai-home-floor-full-length-font-b-mirror-b-font-dressing-font-b-mirror-b-font

O espelho apoiado na parede é uma opção para quem deseja ter a peça no quarto com uma atmosfera despojada e charmosa. Fotos: Pinterest

espelho-bhg-p_100024704
espelhos-quarto-casal

3.Os armários são um trunfo decorativo e funcional. Para quem não gosta do espelho tradicional e procura por uma decoração mais contemporânea, uma dica é utilizar os armários que sejam levemente espelhados, chamado de refletente, eles exibem uma sutil coloração nos tons de prata, bronze ou grafite. Este tipo de solução deixa o quarto com atmosfera acolhedora e super sofisticada. Estes vidros servem também para as portas de passagens que dividem ambientes.

cinex 3

Na foto, o vidro refletente da italiana Cinex oferece leveza e a possibilidade de se tornar um espelho quando as luzes internas estão apagadas

4.Móveis espelhados exigem cuidado redobrado, tanto pela delicadeza, quanto pela manutenção – que exige limpeza constante por conta das marcas e sujeiras. Mas, não podemos deixar de lado a leveza que eles proporcionam. Uma cômoda com gavetas, um criado mudo ou uma mesa de centro com algum detalhe do material, valoriza ainda mais o ambiente.

casa_cafu_index_assessoria_05

Foto: Casa Vogue

5.Apartamentos ou casas com as metragens menores podem abusar das paredes espelhadas. Se utilizado em um ângulo reto de 90 graus, do teto ao rodapé, é possível alcançar um efeito de amplitude. Para que não aconteça uma poluição visual, opte por uma decoração minimalista, onde o menos é mais, assim o efeito é alcançado de forma harmoniosa e bonita. Ah, uma dica: utilize espelhos lisos, sem texturas ou desenhos.

O apartamento decorado pela arquiteta Adriana Fontana tem apenas 52m. O uso do espelho da sala de jantar ofereceu amplitude ao espaço. Foto: Adriana Fontana

6.Banheiros e lavabos, por serem menores, também podem apresentar uma extensão maior do material. No lavabo, use em conjunto com um papel de parede que combine com o seu espaço e gosto pessoal. No banheiro, uma sugestão é a utilização de lâmpada de leds embutidas ao entorno do espelho. O efeito é aconchegante.

serra spag 1

No ambiente assinado pelas profissionais Juliana Serra e Marila Spagnuolo, o generoso espelho ofereceu amplitude e valorizou ainda mais o papel de parede Foto: Serra & Spag Arquitetura e Interiores

7.Já pensou em utilizar espelho na cozinha? Os armários com design de alto padrão oferecem uma proposta bem contemporânea. Um dos resultados que você pode alcançar quando utilizado vidros refletentes nas portas é a de uma cristaleira. O efeito permite enxergar alguns objetos quando as luzes internas estão acessas e o efeito de espelho quando apagadas. Ah, neste caso lembre-se sempre da manter a organização em dia.

cinex

A decoração vai além com o efeito de cristaleira. É possível criar uma ambientação com copos e garrafas agregando ainda mais beleza ao espaço. Foto: Cinex

sol_tec_07

Foto: Ernestomeda

Avaliações

1 comentário

Uma resposta para “Decoração com espelhos: 7 Dicas para não errar”

  1. Gostei bastante do conteudo 🙂 Queria saber mais, como
    faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *