Você já reparou que boa parte da beleza e do aconchego de uma casa fica por conta do acabamento? Quando escolhidos a dedo pelo proprietário, o revestimento e a pintura revelam muito sobre o perfil e as preferências dele e de quem mora ali.

Na hora de selecionar um entre os diferentes tipos de forro acontece o mesmo. O dono do projeto escolhe aquele que faz mais sentido para ele e para sua família, levando em conta aspectos como estética, durabilidade e investimento. 

O forro também compõe a assinatura que torna o projeto único, garantindo ainda isolamento térmico e acústico.

Por isso, não dá para errar na hora de escolher a melhor opção entre os tipos de forro: o material precisa contribuir para deixar o projeto bonito e funcional, entregando conforto aos moradores.

Para ajudá-lo, apresentamos em um único artigo as principais opções de forro disponíveis no mercado. 

Confira as características, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo de forro e saiba como escolher o ideal para o seu projeto. Quer saber mais? Continue lendo o texto!

6tipos de forro que você precisa conhecer

Conhecer as características, os prós e os contras de cada modelo de forro pode ajudar muito na hora de escolher a opção perfeita para o seu projeto. 

Considere ainda variáveis como custo-benefício, facilidade na aplicação e durabilidade para tomar uma decisão acertada.

Vem conhecer com a gente os 6 tipos de forro residenciais mais usados!

Gesso

Dentre os diferentes tipos de forro, esse é um dos usados, especialmente quando o projeto inclui rebaixamento de gesso e uso de iluminação embutida. 

quarto com paleta de cores branca, uma cama, uma televisão na parede, grandes janelas e forro de gesso
O forro de gesso oferece um acabamento impecável.

Sem dúvida, é um forro que valoriza o ambiente. O mercado oferece dois tipos de acabamento em gesso: 

  • Tradicional: entre os tipos de forroem gesso, esse é o mais usado. O acabamento consiste no uso de placas moldadas que são encaixadas lado a lado e presas por uma estrutura de arames. Apresenta um bom custo-benefício, porém gera bastante sujeira durante a instalação. 
  • Drywall/ gesso acartonado: essa é a melhor solução para quem busca uma instalação prática e rápida, com o mínimo de sujeira e um excelente acabamento, semelhante ao do gesso tradicional.  A instalação é simples: as placas de gesso acartonadas são fixadas em uma estrutura de metal.

Uma das principais vantagens do acabamento em gesso é a possibilidade de fazer a iluminação embutida usando spots de lâmpadas, que garantem um ambiente mais mais charmoso e aconchegante. 

Além disso, o gesso proporciona conforto acústico e térmico, uma vez que isola barulhos e mantém a temperatura agradável. 

Outro destaque é a facilidade na manutenção: reparos e adequações podem ser feitos sem qualquer dificuldade.

Infelizmente, o gesso tende a absorver a umidade do ambiente. Por isso, é importante evitar a aplicação do material em áreas úmidas, como banheiro. 

Forro de PVC

Embora a estética não seja o ponto forte do PVC, esse é um dos tipos de forro que tem sido amplamente usado em diferentes projetos. Isso porque reúne uma série de atributos e diferenciais. 

cômodo de uma casa com forro de PVC
Fonte da imagem: Pinterest

A praticidade e a rapidez na instalação aliadas à durabilidade desse tipo de material o colocam em destaque quando comparado aos outros tipos de forro.

Na instalação, as placas são encaixadas entre si, dispensando outro tipo de acabamento como pintura. Além disso, uma vez colocado o forro de PVC pode durar até 40 anos

Por conta da alta resistência à umidade e também pela facilidade na limpeza, esse tipo de acabamento pode ser usado até mesmo em ambientes úmidos como banheiros e lavanderias. 

Diferente do gesso, o uso das placas de PVC não oferece um isolamento acústico e térmico tão bom. Se optar por esse material, use uma lã mineral entre o forro e o telhado. 

Além disso, outro cuidado é importante: não instale forro de PVC em ambientes expostos a altas temperaturas, como cozinhas e áreas gourmet com churrasqueira. O material tem baixa resistência ao fogo.

O preço é atrativo, de modo que o forro é uma opção com excelente custo-benefício. 

Vale destaque que é possível encontrar variedade de modelos no mercado: além do tradicional branquinho, existem outras variações de cores, inclusive imitando madeira. 

Forro de madeira

A madeira é um material nobre, que oferece um toque sofisticado ao ambiente. Embora exija um investimento mais alto, dado o custo do material, esse é o tipo de forro que valoriza a estética do projeto, oferecendo uma sensação de aconchego para quem usa o espaço.

Além disso, o forro em madeira é curinga e atemporal, uma vez que combina perfeitamente com projetos clássicos e contemporâneos.

forro de madeira clara e lustre
Os tipos de forro de madeira são simples, mas sofisticados.

Entre os tipos de forro, o modelo que usa madeira é conhecido como Lambri, nome dado às lâminas de madeira que são encaixadas para compor o forro. 

Assim como o PVC não é recomendado para ambientes expostos ao calor, a madeira não é indicada para locais úmidos. Se mesmo assim optar pelo forro lambri em áreas molhadas, como banheiros, lembre-se de fazer o tratamento da madeira antes da aplicação. 

O forro em madeira exige ainda o cuidado quanto à possibilidade de infestações de pragas, como cupim. Ao usar forro de madeira, faça avaliações frequentes para diagnosticar e eliminar qualquer proliferação logo no início.

Forro de Bambu

Quer uma alternativa mais barata que a madeira? O forro em bambu é uma nova tendência para o acabamento que vem sendo aplicada, especialmente, em projetos mais ecológicos e sustentáveis.

Assim como a madeira, por ser um material extraído da natureza, o bambu consegue proporcionar um ambiente aconchegante e ótimo isolamento acústico

imagem de forro de bambu e ventiladores de bambu
Fonte da imagem: Ecoeficientes

Com o tempo, o bambu sofre desgaste natural, exigindo que o acabamento seja renovado. Ainda assim, este é um dos tipos de forro que tem ótimo custo-benefício para projetos aliam beleza e conforto.

A instalação também é simples, prática e rápida, já que dispensa a pintura. 

Contudo, assim como a madeira, o bambu também precisa receber tratamento antes da instalação. Assim, você evita a proliferação de colônias de bactérias e fungos que podem comprometer a durabilidade do forro. 

Forro de cimento aparente

Dependendo da proposta do seu projeto, o forro de cimento aparente pode ser a opção perfeita. Ele combina muito com o estilo industrial de decoração. Se bem aplicado, pode deixar o ambiente sofisticado e moderno. 

Como dispensa a pintura, esse é um dos tipos de forro que se destaca pelo baixo custo e rapidez na aplicação. A proposta deste modelo é aproveitar a laje, deixando o concreto aparente, em vez de fazer um rebaixamento.

imagem de salão de jogos com forro de cimento aparente
Fonte da imagem: GetNinjas

Além disso, o cimento se caracteriza pela alta resistência à umidade, sendo que pode ser usado, inclusive, em áreas como o banheiro.

Esse é um dos tipos de forroque exige cuidado com a iluminação. Isso porque o concreto aparente tende a diminuir a luminosidade do ambiente. Neste caso, é preciso definir novos pontos de iluminação, artificial e natural, para que o espaço não fique escuro.

Forro metálico

Esse é um dos tipos de forro que têm história. Amplamente usado na década de 1960, hoje este acabamento recebe destaque em projetos arquitetônicos que remetem a essa época. 

Mas nada impede que você use esse estilo em seu projeto. Até mesmo porque o forro metálico possui uma série de vantagens, a começar pela alta resistência à umidade.

O material metálico pode ser usado em ambientes úmidos e molhados, como banheiro e área da piscina.

cômodo com forro metálico
Fonte da imagem: GetNinjas

Outra vantagem é a variedade de formas disponível no mercado. Você pode escolher entre chapas lisas ou com detalhes que formam desenhos. Como o material pode ser pintado, a disponibilidade de cores também é imensa.

Além disso, esse é um dos tipos de forro que não fica exposto à proliferação de bactérias, fungos e insetos. Ou seja, exige um cuidado menor na manutenção. 

O único porém é quanto à instalação em cidades litorâneas: o uso é contraindicado nestas regiões porque a maresia tende a desgastar o metal. 

Diferente de outros materiais, o metal não é um bom isolante térmico e acústico. Por isso, o ideal é usar outros materiais, como lã mineral, para deixar o ambiente mais confortável. 

Cuidados na aplicação dos diferentes tipos de forro

Como vimos até aqui, existe uma variedade nos tipos de forro disponíveis no mercado. Além desses, é possível elencar outros cujas aplicações são voltadas para espaços comerciais.

Certamente, nas residências, os acabamentos em PVC, madeira e gesso são alguns dos mais usados. Mas essa escolha depende muito da proposta do seu projeto. 

Pode ser que o forro de concreto aparente seja perfeito para o ambiente que você deseja construir. Ou, então, que o estilo em bambu seja o ideal para combinar com o estilo de decoração que você mais gosta. 

Na hora de escolher o acabamento ideal entre os diferentes tipos de forro, tenha em mente algumas dicas:

  • Saiba o orçamento total para essa fase do projeto: se você tiver clareza sobre o orçamento disponível para o forro, já pode limitar as opções elegíveis para aplicação na obra. Logo, fica mais fácil analisar o potencial de cada uma delas;
  • Conheça o seu projeto e o estilo de decoração: se você sonha em usar madeira no forro, mas deseja um ambiente muito moderno, avalie se essa combinação pode, de fato, dar certo;
  • Lembre das características dos diferentes tipos de forro: alguns têm ótima resistência ao calor, outros mofam se expostos à umidade. Conheça as característica de cada um dos tipos de forro e pense em como ele irá se comportar no ambiente que pretende aplicar. A coerência dessa avaliação é decisiva para a durabilidade do acabamento.
  • Considere a facilidade na manutenção: você não quer passar horas limpando o forro, não é mesmo? Então, avalie o tempo, a energia e os recursos que a manutenção do acabamento irá exigir. Uma vez colocado, você precisa limpar e cuidar.
  • Conheça o processo de instalação e busque mão de obra qualificada: ao escolher o tipo de forro, busque saber como funciona o processo de instalação e qual é o profissional responsável. Um acabamento bem feito precisa ser realizado por quem domina esse tipo de aplicação. Contrate um especialista no assunto.

Diferentes tipos de forro combinam acabamento e iluminação

Dentre os tipos de forro que permitem um projeto de iluminação personalizado, o gesso e a madeira se destacam.

O rebaixamento de gesso e as sancas são perfeitos para criar pontos de iluminação capazes de valorizar o ambiente, a luz natural e a decoração, garantindo um espaço aconchegante.  É possível trabalhar o uso do gesso no forro de duas maneiras:

Com sanca: usando uma moldura feita de gesso e instalada no ponto de encontro do forro com a parede. Lisas ou decoradas, abertas ou fechadas, as sancas têm iluminação, fazendo que o teto atue como um refletor. 

imagem da sala de jantar com sanca e forro de gesso
Com a sanca, o forro do teto funciona como refletor.

Apenas com rebaixamento: o rebaixamento do teto de, no mínimo, 15cm permite a definição de pontos de luz e a instalação dos spots para dar destaque a algum espaço ou objeto do ambiente.

spots com instalação de luz no forro
Aqui, os spots iluminam a televisão

Já os projetos com forro de madeira podem ser executados de duas maneiras. Olha só: 

Estrutura de madeira:  o acabamento é feito usando estruturas e vigas de madeira, que conferem o desenho de casa do campo ou da praia. A luminária pode ser instalada no centro da estrutura. 

forro com acabamento em estrutura de madeira

Teto inteiro: quando o forro de madeira se estende por todo o comprimento do teto ao invés do gesso ou do forro de PVC. É possível usar spots de embutir ou de sobrepor.

forro de madeira cobrindo todo um cômodo
Há tipos de forro que se estendem por todo o cômodo

Conclusão

Viu, só? Agora você já sabe tudo o que precisa sobre os diferentes tipos de forro e pode escolher qual solução melhor se adapta ao seu projeto.

Fonte: https://blog.tocaobra.com.br/tipos-de-forro/

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *