Conheça os produtos utilizados para impermeabilização de laje

A impermeabilização é um dos processos mais importantes de uma obra.
Ela é responsável por proteger a edificação ou eliminar os riscos relacionados a um dos principais agentes de deterioração das estruturas de uma construção: a umidade.
Podemos dizer que o processo de impermeabilização é um verdadeiro anjo da guarda para a sua laje.
De tempos em tempos, podem surgir na sua casa sinais de que é preciso fazer ou refazer a impermeabilização de algum ponto da edificação.
Portanto, continue lendo para saber como impermeabilizar sua laje, além de conhecer os produtos mais certeiros para você eliminar infiltrações e vazamentos. Que geralmente são decorrentes do acúmulo de água ou umidade.
Para nos ajudar a responder às questões a seguir, consultamos dois feras no assunto: Marcos Nakashima, proprietário da Nova Nakafibra Impermeabilização, e Diogo Gonçalves, gerente de produto da seção de materiais de construção da Leroy Merlin.

O que é impermeabilização de laje?

A impermeabilização da laje é um processo da construção civil que consiste em proteger uma superfície de alvenaria da ação da água, decorrente de vapores, umidade, lavagens, intempéries ou chuvas.

Por que é importante a impermeabilização?

Porque a impermeabilização impede que a água, a umidade ou até algum tipo de gás chegue até a alvenaria, danificando parte de ferragens ou do próprio concreto.

“A impermeabilização também garante a preservação da vida útil da edificação e a sua proteção”, explica Marcos Nakashima.

Quando você percebe que precisa fazer uma impermeabilização?

Quando você descobre infiltrações, é hora de fazer a impermeabilização na sua residência. Segundo Marcos Nakashima, você começa a ver pontos escuros no teto, descascamento na parede, bolhas ou estofamentos.
Esses são os sinais de que está na hora de cuidar da manutenção da sua casa e providenciar a impermeabilização.

Em que momento da obra se faz a impermeabilização?

O momento certo para fazer a impermeabilização é durante a obra, a partir de um bom projeto de impermeabilização. Esse projeto deve ser feito com os demais projetos executivos da obra.
Marcos Nakashima explica que a impermeabilização deve ser feita em vários locais da edificação, começando pelo baldrame.
Se o solo for muito úmido, é preciso impermeabilizar o próprio piso, para que a umidade não "suba" e cause danos nos revestimentos. As paredes dos banheiros, lajes, marquises, piscinas, calhas e reservatórios também precisam de impermeabilização.
Mas, e se a obra já está pronta? Em uma casa ou apartamento que já está em uso, a grande ocorrência de chuvas ou o clima frio do inverno pode provocar infiltrações inesperadas.
Mas, não se preocupe. Você pode contar com as várias alternativas oferecidas pela indústria de impermeabilizantes para reparos de infiltrações e vazamentos.
Existem produtos adequados para cada tipo de problema e para cada área, seja ela interna ou externa.

Como fazer impermeabilização de laje passo a passo

Fazer a impermeabilização em lajes com tráfegos de pessoas e veículos é muito importante e a manta líquida vai ajudar nessa missão.

Siga o passo a passo e elimine já os vazamentos indesejados!

Passo 1: Faça a limpeza do local

Limpe toda a superfície que será impermeabilizada. Dê atenção aos cantos, áreas de escoamento e verifique se não há trincas.

Se houver, faça o tratamento das trincas antes de começar a impermeabilização.

Passo 2: Prepare o produto

Faça o uso dos EPIs e siga as orientações de preparo do fabricante para evitar desperdício.
A manta líquida já vem pronta para aplicação. Para a primeira demão, use um misturador e dilua todo o conteúdo em 10% de água.

Passo 3: Aplique o produto

Com a ajuda de um rolo, espalhe o produto observando cantos, ralos e rodapés.
Aguarde de 4 a 6 horas para passar a segunda demão. Aplique de 2 a 3 demãos para melhor eficiência do produto.
Por fim, aguarde 12 horas de cura e pronto. Sua laje está devidamente impermeabilizada e livre de vazamentos!

Melhores impermeabilizantes para laje

Os melhores impermeabilizantes para laje são a manta asfáltica e a manta líquida.

“A manta asfáltica é a mais antiga e a mais tradicional solução do mercado e, antigamente, era a única utilizada na impermeabilização”, afirma Marcos Nakashima. “A manta líquida surgiu posteriormente, e veio para facilitar a aplicação.”

O que é manta asfáltica?

A manta asfáltica é um sistema mais tradicional de impermeabilização composto de base de asfalto modificado com polímeros e estruturados. Ela é reconhecida como o mais consolidado, o mais antigo e também o mais resistente.

“Ele é a ‘Ferrari’ das impermeabilizações”, ressalta Diogo Gonçalves.

Esse produto pode ser colado à superfície por meio do asfalto aquecido ou com maçarico, para promover a aderência.

Uso de Maçarico, em manta asfáltica

Existem vários tipos de manta asfáltica, para praticamente qualquer tipo de impermeabilização, cada um deles com resistências que variam para o seu uso específico: laje, reservatório, piscina, subsolo etc.

Os maiores projetos de impermeabilização utilizam manta asfáltica.

“Ao aplicar uma manta asfáltica, você vai ter remontes (“caroços”) irregulares a cada metro. Então para nivelar a superfície, será necessário fazer uma proteção mecânica (um contrapiso) sobre essa manta, aumentando custo de mão de obra e material de alvenaria”, explica Marcos Nakashima.

Quais as vantagens da manta asfáltica?

A principal vantagem da manta asfáltica é que ela tem uma durabilidade muito mais longa. “É aquela impermeabilização que não tem prazo de validade. Fazendo a aplicação e a manutenção certinha, ela vai durar indeterminadamente”, afirma Diogo.

Quais as desvantagens da manta asfáltica?

• Aplicação especializada - a manta asfáltica exige uma aplicação mais técnica. Ela requer o uso de um maçarico para derreter a manta no processo de colagem, e isso demanda um aplicador especializado. Então não é qualquer um que consegue aplicar.

• Só em lugares abertos - você só pode aplicar a manta asfáltica em lugares abertos e ventilados, porque não se pode manusear gás em lugar fechado.

• Requer um contrapiso - por fim, outro aspecto, que não chega a ser uma desvantagem, mas diz respeito mais à especificidade do produto, é a questão do tráfego: você não pode andar em cima dela diretamente.

Então, se você usar uma manta asfáltica, por exemplo, para impermeabilizar uma laje, ela não pode ficar diretamente exposta ao tempo e nem pode ter tráfego direto. Você precisa fazer um contrapiso, para depois assentar um piso. Por consequência, essa cobertura acaba demandando maior custo e mais tempo para ser feita.

Como aplicar manta asfáltica em laje?

Primeiro você aplica um primer para manta asfáltica. Depois que o primer seca, é feita a aplicação da manta asfáltica, “colando-a” com um maçarico ou com asfalto derretido, que é aplicado com uma espécie de “vassoura de bruxa” ou “meada”.
No entanto, é importante avisar que a aplicação da manta asfáltica requer mão de obra especializada. E seguir as recomendações dadas pelo fabricante do material e contratar um especialista.

É preciso, ainda, tomar um cuidado extra com juntas de dilatação, ralos e canos emergentes, por exemplo, já que influenciam na eficiência do serviço.

É interessante, inclusive, pensar na aplicação durante a fase de construção e com o projeto já pronto.
A utilização de equipamentos de proteção individual é indispensável, além do uso de ferramentas e produtos específicos para a impermeabilização.

Esse é um processo delicado, que requer um profissional especializado, porque você está sujeito a queimaduras”, explica Marcos Nakashima.

É preciso ainda fazer o contrapiso acima da manta, colocando uma camada separadora (de papelão de obra ou lona fina) entre as duas etapas.

O que é manta líquida?

A manta líquida é um tipo de impermeabilizante ideal para proteger construções. Ela é feita com uma resina acrílica que, quando seca, forma uma espécie de membrana impermeável elástica, permitindo ao ambiente mais resistência contra os raios solares e a chuva.

Manta Asfáltica Liquida Vedacit Balde 18kg - OTTO - Manta Líquida -  Magazine Luiza

“Manta líquida é um tipo impermeabilizante muito usado para lajes e coberturas, porque ela é uma resina acrílica flexível. Isso quer dizer que ela aguenta as movimentações da laje e é resistente à ação direta do sol e da chuva, podendo ficar exposta diretamente à ação do tempo”, explica Diogo Gonçalves.

Em áreas pequenas e onde não há circulação de pessoas, a manta líquida é uma excelente opção para proteger o espaço e ainda oferece fácil aplicação. Com textura semelhante a uma tinta, esse produto pode ser aplicado com um rolo ou trincha, formando uma camada resistente.

“Após a aplicação da manta líquida, o piso na condição de receber diretamente o revestimento, sem necessidade de fazer um contrapiso. Como a manta líquida é acrílica, e forma uma fina camada de proteção, ela aceita muito bem a argamassa e você pode colocar um piso cerâmico diretamente”, orienta Marcos Nakashima.

Quais as vantagens da manta líquida?

• É fácil de aplicar - a manta líquida é muito fácil de aplicar, e você mesmo pode fazer isso. A manta líquida é aplicada como uma pintura, com rolo de lã ou trincha, resultando em uma aparência como se a superfície tivesse sido pintada. E, assim como uma pintura, você não precisa de uma mão de obra especializada.

• Resistência - pode ser aplicada em uma superfície que ficará exposta. Pelo fato de a manta líquida ser resistente ao sol, ela dispensa a cobertura de um contrapiso.

Quais as desvantagens da manta líquida?

• Não se pode andar em cima da laje - por ela ficar exposta, você não pode trafegar em cima dessa laje. Então, não é recomendado que você aplique a manta líquida em uma laje onde você tem um varal ou uma churrasqueira, por exemplo, porque você não poderá andar por ali. A manta líquida deve ser usada em laje que não tem uso funcional, em que você não trafega sobre ela.

Como aplicar manta líquida?

As informações a seguir são fornecidas no site do fabricante Sika.

1. A aplicação pode ser realizada por meio de um rolo de lã curto, pincel ou pistola airless.

2. Usando um rolo curto ou um pincel, aplique uma camada de produto diluída em uma proporção de 1 parte de Manta Líquida Sikafill Rápido Branco por 0,1 água, garantindo que ela penetre bem em todas as rachaduras e fissuras.

3. Depois que a preparação estiver seca (aproximadamente 2 horas depois de ter sido aplicada sob condições normais de temperatura e umidade relativa - 23 ° C e 65% R.H. a), adicione camadas sucessivas de Sikafill ® até obter a espessura desejada do filme.

4. Antes de aplicar uma camada seguinte, a anterior deverá estar completamente seca.

5. Dependendo dos usos, e se for necessário usá-lo, a Tela de Poliéster Sika será colocada na primeira camada ainda fresca do Sikafill rápido aplicado sem diluir, cobrindo-o com uma segunda camada de sikafill rápido sem diluir.

6. A união do Sika ® Tela será realizada por uma sobreposição de largura entre 3 e 5 cm.

Principais diferenças entre manta líquida e manta asfáltica

Diogo Gonçalves, gerente de produto da seção de materiais de construção da Leroy Merlin, explica pra gente as principais diferenças entre os dois tipos de produto:

• Tecnologia - a manta líquida é um sistema de tecnologia mais nova de impermeabilização, desenvolvida para facilitar a aplicação em laje residencial, que é o principal uso dela. A manta asfáltica é um tipo mais tradicional e pioneiro de impermeabilização.

• Principal indicação de uso - o principal uso da manta líquida é residencial, pela facilidade de aplicação. Já a manta asfáltica é mais usada em grandes construções.

• Superfície - a manta líquida permite que você assente um piso diretamente sobre ela, caso seja um local onde haverá tráfego. Já a manta asfáltica requer nivelamento do piso ou um contrapiso.

• Dimensão de área - a principal indicação de uso da manta líquida são as lajes residenciais de dimensões um pouco menores, até aproximadamente 100 metros quadrados. A manta asfáltica não tem limite de tamanho para ser aplicada, vai depender do projeto. Há tipos de mantas mais resistentes para lajes maiores ou de aplicação dupla, mas não há limitação de tamanho de área. Você só precisa ter um projeto adequado.

• Mão de obra - a manta líquida não requer mão de obra especializada para aplicação. A manta asfáltica requer mão de obra especializada. No passado, era mais comum ter essa mão de obra apenas nas grandes construções.

• Rapidez na aplicação - a manta manta líquida surge para facilitar a aplicação. Ela é também mais fácil de aplicar, então rapidinho você termina a sua obra e a superfície já está impermeabilizada. Já a manta asfáltica é um sistema mais tradicional, mais técnico, mas também tem uma durabilidade e uma resistência muito maior à ação da água. Ela oferece mais segurança no resultado, mas por outro lado é um pouco mais complexa de aplicar.

Fonte: Blog Leroy Merlin

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *