Quer colocar a mão na massa durante a sua reforma ou construção, mas não sabe por onde começar?

Preparar a parede é um dos primeiros e mais importantes passos para qualquer tipo de aplicação posterior que você irá fazer.

Esse processo é o que irá garantir que a tinta ou a textura aplicada será duradoura e se manterá perfeita por muitos anos. Por conta disso, não podemos pular qualquer etapa nesse processo.

Buscar opções no mercado de impermeabilizante para parede pode até parecer complicado, mas, na verdade, não é. Isso porque, atualmente, existem opções incríveis e fáceis de preparar e utilizar, não requerendo muita mão de obra para ter um resultado perfeito e, sobretudo, ter um uso mais inteligente dos seus recursos financeiros.

Por conta disso é importante sabermos quais são as opções disponíveis no mercado para aprendermos tudo sobre como impermeabilizar parede interna com umidade, ou mesmo como fazer uma excelente preparação das paredes da sua casa, deixando-as sempre livres de qualquer problema relacionado à umidade, como o mofo, o bolor, manchas e, até mesmo, a importância disso para melhor equilíbrio térmico da sua casa.

Por que devemos aprender como impermeabilizar parede e qual a importância disso em nossa casa?

A impermeabilização de parede é o que garante que a sua casa sempre terá ambientes com excelente qualidade, livres da ação da umidade e do aparecimento do mofo, do bolor e de outros problemas relacionados, até mesmo, com estufamento ou descascamento de tinta.

Além disso, a impermeabilização também garante que você e a sua família desfrutarão de mais bem-estar e de qualidade de vida, dado que problemas relacionados à nossa saúde respiratória tendem a surgir ou, até mesmo, se agravar quando não fazemos a impermeabilização de paredes de forma correta.

Rinite, asma e alergias estão muito relacionadas com os problemas ligados à umidade e é importante garantirmos que a nossa casa será um ambiente seguro, em que todos poderão viver com qualidade de vida, conforto e bem-estar.

Portanto, vamos conhecer agora, passo a passo, tudo sobre como passar impermeabilizante na parede da forma correta, garantindo resultados de excelência para a nossa casa.

Como impermeabilizar parede com umidade (passo a passo)

Quer saber como passar impermeabilizante na parede que apresenta umidade? Listamos tudo o que você precisa fazer, passo a passo!

Passo 1 - Analise a origem da umidade

Antes de fazermos qualquer coisa em relação à impermeabilização de parede com umidade é fundamental estudar de forma cuidadosa a origem da umidade e, a partir disso, corrigir o que for necessário – sobretudo quando se tratar de uma infiltração!

Passo 2 - Comece a preparação da parede

Um dos primeiros passos sobre aplicar impermeabilizante para parede com umidade é raspar toda a tinta que estiver aplicada na superfície ou, ainda, fazer a retirada dos revestimentos que estiverem instalados sobre ela.

Passo 3 - Prepare os materiais que serão utilizados

Cada tipo de impermeabilizante requer uma preparação específica e é necessário levar em conta as informações da embalagem antes de fazer a aplicação. Explicaremos melhor sobre os tipos de impermeabilizantes nos parágrafos abaixo.

Uma vez que você já tenha selecionado o impermeabilizante correto para a sua parede, basta começar a sua aplicação, seguindo de forma minuciosa o manual de instruções do produto.

Nesse passo da aplicação também é necessário que sejam respeitados os tempos de secagem e a quantidade de demãos a serem aplicadas na superfície.

Tipos de impermeabilização de parede

Para atender às mais diferentes demandas do mercado, atualmente existem diversos tipos de impermeabilização.

Cada um, com as suas próprias características e voltados para necessidades específicas da sua casa, irá garantir resultados diferentes.

Por conta disso, antes mesmo de colocar a mão na massa e adquirir os produtos de que você precisa para fazer a correta impermeabilização, é importante que você conheça quais são os tipos de impermeabilizantes e as funções específicas de cada um deles.

Impermeabilizante hidrofugante

O impermeabilizante hidrofugante tem a função de repelir a água, mantendo a estrutura da sua casa sempre íntegra e livre da ação da umidade, que pode comprometer a sua casa ao longo do tempo.

A principal característica desse tipo de impermeabilizante é a possibilidade de aplicá-lo diretamente sobre superfícies minerais, como tijolo ou concreto, cerâmicas porosas e até mesmo sobre a telha de cerâmica.

Emulsão acrílica

Esse tipo de impermeabilizante é composto por uma base acrílica que tem como aditivo impermeabilizante o elastômero, criando, juntos, uma membrana líquida que pode ser aplicada em áreas de difícil acesso, garantindo a proteção das mais diferentes superfícies, sejam elas expostas ou não.

Argamassa polimérica

A argamassa polimérica é um tipo de bicomponente que tem em sua formulação cimento, polímeros, aditivos e outros agregados, que formam uma massa impermeável, especialmente utilizada para revestimentos.

Você poderá utilizar esse tipo de argamassa impermeabilizante em locais úmidos, tais como piscinas, rodapés, cozinhas, banheiros, áreas de serviço, subsolos, poços de elevadores e, até mesmo, em caixas d’água.

Manta asfáltica

O impermeabilizante de manta asfáltica é pré-fabricado e é composto por um tipo de asfalto modificado, que conta, em sua estrutura, com diferentes tipos de polímeros.

Esse tipo de impermeabilizante tem alta resistência às variações térmicas, até mesmo aquelas mais bruscas, e tem diferentes aplicações, como áreas frias, piscinas e áreas muito úmidas, como lajes, por exemplo.

Hidrorrepelente

O impermeabilizante hidro-repelente tem uma função muito simples: repelir água sem fazer com que seja formado um filme ou mesmo que se tenha alterada a aparência do substrato em que ele foi aplicado.

Esse tipo de repelente aumenta muito a vida útil da superfície em que é aplicado, tornando mais eficiente a sua obra. No entanto, não deve ser aplicado em locais em que será feita uma aplicação de outro material sobre o impermeabilizante.

Ele pode ser utilizado em cerâmicas porosas, fachadas feitas em pedras, telhas de cerâmica, concreto e tijolo aparentes.

Calafetador

O impermeabilizante calafetador é utilizado para que juntas possam ser preenchidas, sejam elas internas ou externas e em qualquer posição em que estejam, horizontal ou vertical.

Como característica fundamental desse impermeabilizante, temos a sua alta durabilidade e resistência. Ele pode ser aplicado nas mais diferentes vedações, como de móveis e até mesmo de caixilhos de portas, internas ou externas.

Como impermeabilizar parede pintada

A impermeabilização de parede pintada deve sempre começar pela raspagem da tinta na área em que está ocorrendo o problema com a umidade. Nessa etapa, você deve ter bastante atenção, avançando um pouco em áreas em que não há o problema, para a correta uniformização do procedimento.

Uma vez que a sua parede já esteja raspada, é necessário, então, lixá-la. Isso irá garantir a correta aderência do impermeabilizante.

Tão logo você faça isso, é necessário aplicar as camadas do produto, respeitando o tempo de secagem de cada uma e o limite de aplicações. Feito isso, basta lixar tudo novamente para, então, aplicar a tinta escolhida!

Agora que você já conhece o procedimento, mãos à obra na impermeabilização e inicie a preparação de sua parede!

Fonte: Blog Leroy

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *