Em setembro, as vendas no varejo registraram alta de 0,3%, descontada a inflação, em comparação com igual mês do ano passado. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo lojista, o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou crescimento de 13,0%.

De acordo com a pesquisa, os efeitos do calendário beneficiaram o resultado. Isso ocorreu porque houve uma sexta-feira a mais, dia em que as vendas costumam ser mais intensas, e uma quarta-feira a menos, data em que o comércio está menos aquecido, do que em setembro de 2021.

Além disso, este ano, o feriado da Independência foi numa quarta-feira. Em 2021, foi comemorado em um terça-feira, um feriadão, com menos movimentação do comércio. Sem considerar esses efeitos, o varejo apresentou crescimento nominal de 12,5%. Na comparação deflacionada, houve retração nas vendas de 0,2%.

Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, avalia que o comércio continua em recuperação, mas num ritmo menor do que nos meses anteriores. Uma das razões esta no setor de Postos de Gasolina, que já vinha de uma desaceleração e apresentou uma queda em setembro em relação ao mesmo mês de 2021, que vinha de um processo de afrouxamento de quarentena", observa.

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e de Serviços registraram crescimento nas vendas em relação a setembro de 2021. O destaque positivo nesses setores foi Supermercados e Hipermercados, enquanto em Serviços, um dos segmento que mais colaboraram para o crescimento foi Turismo e Transportes.

Já o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis registrou baixa e foi impactado, negativamente, pelo segmento de material de construção. De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, a Região Norte registrou alta de 4,2%, seguida da região Sul (+0,%). Já o Nordeste ficou estável (0,0%), enquanto o Sudeste (-0,1%) e Centro-Oeste (-1,3%) apresentaram retração.

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com agosto de 2021, as vendas na região Sudeste cresceram 13,1%, seguida das regiões Norte e Sul (+12,6%), Nordeste (+12,3%), e o Centro-Oeste (+9,5%).

No terceiro trimestre, as vendas cresceram, descontada a inflação, 1,2%. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice apresentou alta de 14,7%.

O ICVA acompanha, mensalmente, a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de comerciantes credenciados à companhia.

Fonte: Revista Anamaco

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *