A correria do dia a dia faz com que algumas tarefas domésticas passem despercebidas, manter uma geladeira organizada pode ser uma delas. Além da praticidade, refrigeradores arrumados e higienizados trazem benefícios à saúde, mente e também ao bolso, sabia?

Uma geladeira com espaços bem aproveitados evita o desperdício de comida, auxilia em uma alimentação mais saudável e ajuda até na economia de energia! No entanto, essa organização tão específica pode ser um verdadeiro mistério para muitas pessoas.

Para te ajudar nessa missão, vamos explicar neste artigo como deixar sua geladeira organizada. Também separamos algumas dicas para guardar os principais tipos de alimentos, evitando desperdícios e o acúmulo de lixo na sua cozinha. Acompanhe a seguir!

A importância de ter uma geladeira organizada 

Além de prática, uma geladeira organizada também pode ajudar o seu bolso.

Desde que a geladeira foi introduzida como eletrodoméstico, ela se tornou uma peça-chave nos lares. Com o papel de conservar alimentos perecíveis e aumentar a durabilidade deles, devemos sempre prestar atenção nos produtos que armazenamos nela.

Uma geladeira organizada ajuda a encontrar os produtos com facilidade. Para isso, é necessário planejar quais utensílios são bem-vindos na hora de armazenar cada item. 

Encontrar rapidamente o que há na geladeira também auxilia na economia de energia. Isso porque a porta do aparelho fica aberta por menos tempo enquanto você procura por algo específico. 

O corte nos gastos também acontece quando os produtos são guardados corretamente e a circulação de ar em seu interior passa a funcionar melhor, aumentando a vida útil do eletrodoméstico.

Sem contar que um espaço organizado e limpo traz uma sensação muito boa, não é mesmo? Então, preste atenção no passo a passo a seguir para deixar sua geladeira bem arrumada!

Como organizar sua geladeira 

1. Faça uma limpeza geral 

Se você quer manter a geladeira organizada, é preciso higienizá-la. Inicialmente, separe um tempo para fazer uma limpeza bem profunda. O ideal é retirar tudo de dentro do refrigerador para descartar produtos vencidos e sobras que não serão consumidas.

Abra pote por pote, leia os rótulos e etiquetas para jogar fora tudo o que não pode mais ser ingerido. Tire, inclusive, verduras e legumes da gaveta inferior para higienizá-los e secá-los devidamente.

Aproveite que o refrigerador está vazio e retire todas as gavetas, divisórias e prateleiras para lavá-las com água e sabão neutro. Nas portas e paredes internas, passe um pano úmido com uma gota de detergente para retirar manchas. Uma dica valiosa para evitar odores é passar um pouco de vinagre branco. 

A limpeza de um refrigerador também conta com a verificação de todos os alimentos (Foto: Reprodução/Pinterest/Sonia Maria)

2. Defina o que vai ficar em cada parte da geladeira 

Cada compartimento interno da geladeira possui uma temperatura diferente. Essa informação é super importante para decidir o que colocar em cada prateleira, gaveta e porta, a fim de armazenar os produtos da melhor maneira possível. 

Por mais que os modelos de geladeiras não sejam iguais, a maioria possui compartimentos similares. Listamos o que é mais recomendado guardar em cada parte:

Prateleira de cima ou gaveta “extra-fria”

As gavetas superiores são ideais para alimentos mais delicados devido à sua temperatura. (Foto: Reprodução/Pinterest/Martha Stewart Living)

Este espaço é o mais refrigerado da geladeira e com pouca oscilação de temperatura. Então, alimentos mais sensíveis e que necessitam de refrigeração constante devem ser mantidos aqui. Alguns exemplos são queijos, iogurtes, frios e margarina. Comidas prontas também podem ser guardadas nestes espaços.

Embora muitas geladeiras tenham espaços para armazenar os ovos na porta, é recomendado guardá-los nos compartimentos superiores. Isso porque as prateleiras da porta possuem uma troca de calor constante, fazendo com que eles estraguem mais rápido. 

Prateleiras intermediárias 

Estas repartições possuem uma temperatura um pouco maior que as prateleiras do topo. Aqui, podem ser colocados alimentos que não necessitam de uma refrigeração tão intensa, como doces, leites, legumes já cozidos, entre outros alimentos.

Deixe sua geladeira organizada de uma maneira que faça sentido para o seu dia a dia. Você pode separar uma das prateleiras somente para doces, conservas e geleias, por exemplo, enquanto outra é focada em alimentos já preparados e sobras. 

Prateleira e gaveta inferiores

As gavetas inferiores auxiliam na conservação de alimentos orgânicos. (Foto: Reprodução/Pinterest/The Maids)

Ninguém gosta de comer frutas, verduras ou legumes com uma textura diferente do normal, não é mesmo? Nesses casos, os espaços inferiores são mais propícios para conservar alimentos orgânicos. 

Como possui um esfriamento menor, essa parte da geladeira evita o congelamento e o amadurecimento precoce dos produtos. A gaveta inferior é ideal para a conservação de verduras e folhas, pois não permite a troca de ar e mantém os produtos hidratados por mais tempo. 

E você sabia que as frutas podem acelerar o processo de decomposição das verduras quando guardadas juntas? Por isso, quando armazená-las nas partes inferiores ou gavetas, separe-as com sacos ou potes. 

Porta da geladeira 

Aqui é onde ocorre a maior oscilação de temperatura devido ao abre e fecha da porta. Então, o ideal é manter alimentos pouco sensíveis como condimentos, molhos, água, suco de caixinha, cerveja, etc. Separe as coisas mais utilizadas em um espaço e as que possuem uma durabilidade longa em outra.

Congelador

Para a economia de energia, o congelador também precisa de organização. (Foto: Reprodução/Pinterest/Mashed)

O congelador é a parte mais fria de uma geladeira, com temperaturas abaixo de 0°C. Ideal para armazenar alimentos congelados por longos períodos, como carnes, marmitas, sobremesas e qualquer outro produto que necessita manter-se congelado para ser consumido depois. 

A dica aqui é organizar para não sobrecarregar o funcionamento do congelador ao obstruir os orifícios de entrada e saída de ar. Isso pode fazer com que a geladeira tenha que se esforçar mais para alcançar a temperatura adequada nesta divisória.

3. Utilize potes herméticos e organizadores 

Não há discussão: se você quer uma geladeira organizada como aquelas de novela, é preciso investir em potes bonitos e práticos. Os potes herméticos podem ser a sua grande solução!

Potes com fechamento hermético permitem vedar a entrada e saída de ar interna, e são as opções mais procuradas quando o assunto é manter uma geladeira organizada e conservar os alimentos por mais tempo em ambientes propícios. 

Eles vêm em diferentes formatos e tamanhos. Isso permite encaixá-los da melhor maneira em sua geladeira, auxiliando na categorização dos produtos.

Os organizadores de acrílico também são itens essenciais para organizar o eletrodoméstico. Além de serem fáceis de limpar, as opções transparentes ajudam a encontrar rapidamente os produtos.

4. Mantenha uma rotina de limpeza 

O ideal é realizar uma limpeza geral na sua geladeira uma vez por semana. Dê uma olhada nos potes e gavetas para consumir rapidamente os alimentos que estão mais maduros. Se algo estiver estragado, jogue fora para evitar mau cheiro e economizar espaço em seu eletrodoméstico.

Dicas importantes!

Além de colocar em prática essas dicas para organizar seu refrigerador, vale se atentar a outros pontos importantes para armazenar corretamente seus alimentos: 

Algumas frutas e legumes não precisam ser refrigerados 

Alimentos como batata, alho e cebola não devem ser armazenados na geladeira. (Foto: Reprodução/Pinterest/Micasa Revista)

É possível economizar espaço na geladeira se você souber quais frutas e legumes não precisam ser refrigerados. Batatas, cebolas e alhos, por exemplo, preferem a temperatura ambiente do que o ar gelado. Por isso, o ideal é mantê-los em uma fruteira ou em sacos furados próprios para o seu armazenamento.

Os tomates também preferem ficar fora da geladeira. Porém, caso alguns estejam em um estágio mais maduro, podem ser colocados nas gavetas inferiores do seu eletrodoméstico. Isso porque uma temperatura muito baixa atrapalha o amadurecimento adequado e pode alterar o sabor. 

Produtos perecíveis devem ficar mais visíveis 

Ao organizar as prateleiras da geladeira, coloque alimentos com validades menores na frente ou em um organizador separado. Assim, você fica sempre de olho no que precisa ser consumido antes, evitando o desperdício de comidas. 

Potes transparentes são ótimas pedidas para armazenar os alimentos

Além de práticos, recipientes transparentes também são uma ótima pedida na decoração. (Foto: Reprodução/Pinterest/Erica Lea | Buttered Side Up)

Sempre que for comprar potes e bowls, prefira os que possuem transparência. Isso permite visualizar melhor todos os produtos e evita que os alimentos fiquem esquecidos na geladeira a ponto de serem jogados fora. E apostar em itens padronizados ajuda a deixar sua geladeira ainda mais organizada! 

Não guarde nada destampado 

Sempre que guardar alimentos já cozidos, legumes usados pela metade ou qualquer tipo de comida, utilize potes com tampa ou coloque algo para cobrir bem o recipiente. Isso fará com que os odores das comidas não se misturem, e convenhamos, ninguém merece beber água com o aroma de comida, né? 

Manter uma geladeira organizada pode ser trabalhoso, mas com a diversidade de produtos que a Trena possui e as dicas necessárias em mãos, você vai acertar na organização perfeita para economizar energia, evitar desperdícios e ainda agilizar sua rotina!

Agora que você já tem um passo a passo prático de como organizar a geladeira, essa missão ficou muito mais fácil, né?

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *