Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), pesquisando mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 0,8% frente a outubro, com ajuste sazonal, o que significa o segundo mês consecutivo de alta. Considerando a série original, alcançou o maior nível histórico, com 131,9 pontos. Na comparação com novembro de 2021, o aumento foi ainda mais expressivo: 10,9%.

O estudo indica que, em ambas as análises, o destaque foi a melhora das condições atuais da economia (4,8% e 33,8%, respectivamente), com a maior pontuação (109,1 pontos) desde março 2020.

De acordo com a pesquisa, o comerciante está otimista com a chegada das principais datas comemorativas do calendário do varejo (Black Friday e o Natal), que este ano são impulsionadas pela Copa do Mundo de futebol. A expectativa da CNC é que a Black Friday movimente R$4,2 bilhões, o maior faturamento desde 2010, enquanto a Copa deve ser responsável pelo incremento de R$ 1,5 bilhão no varejo.

O levantamento mostra que a avaliação dos comerciantes em relação ao momento atual do seu setor voltou a melhorar no penúltimo mês do ano (2,0%), após quedas nos três meses anteriores.

A chegada das festas de fim de ano e o desempenho corrente mais favorável da economia e do comércio estão incentivando as intenções de investir para absorver funcionários e estimular o consumo nessa época. Dentre o total de comerciantes, 85,2% deles buscam aumentar a contratação de funcionários, a maior proporção já vista desde o início da pesquisa em 2011. Este item teve uma alta de 0,2%, após três meses de queda, levando ao maior nível histórico (144,0 pontos). Além disso, segundo estatísticas da Confederação, o Natal deve proporcionar a contratação de 109,4 mil trabalhadores temporários, o maior volume em nove anos. Destes, espera-se que 11% sejam efetivados.

Fonte: Revista Anamaco

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *