Existem diversos itens que são essenciais dentro de uma casa ou estabelecimento, isso porque eles são eficazes para manter o local seguro e longe de qualquer tipo de perigo. 

A parte elétrica é uma das partes que mais precisam de cautela, pois qualquer problema pode causar problemas seríssimos no local. Por isso os disjuntores são essenciais em qualquer tipo de local, desde residências até centros comerciais. 

Pensando nisso, a Trena Ferragens separou tudo o que você precisa saber sobre os disjuntores para fazer a melhor escolha para a sua necessidade!

O que são os disjuntores?

Os disjuntores são aparelhos de proteção que são de extrema importância para a parte elétrica. Os disjuntores é um dispositivo automático que age na proteção dos circuitos elétricos de diversas instalações. 

O aparelho desarma automaticamente assim que reconhece correntes de curto-circuito elétricos e sobrecargas dos locais, se tornando um ótimo aparelho para conservar a parte elétrica da casa e até evitar incêndios. 

O disjuntor é normalmente instalado nos medidores de energia e nos quadros de distribuição. Existem diversos modelos de disjuntores e cada um possui suas particularidades. 

Conheça os tipos de disjuntores e suas diferenças  

Como dito anteriormente, existem diversos modelos de disjuntores e cada um deles possui uma variação de configuração correspondente com sua aplicação, as cargas ligadas e a tensão de operação são algumas das diferenças. 

Apesar das diferenças, os disjuntores possuem as mesmas finalidades – proteção dos circuitos – e mesmo princípio de funcionamento. A curva é a principal característica de diferenciação. 

Conheça alguns modelos de disjuntores:

Disjuntor monopolar: Os disjuntores monopolares são muito utilizados em instalações e circuitos que dispõem de apenas uma fase, como aqueles circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos fase/neutra, independente de ser uma fase 127V ou 220V. 

Disjuntor bipolar: Os disjuntores bipolares são usados em circuitos e locais com duas fases, como aqueles com chuveiros, torneiras elétricas e utensílios de grande potência. Na Trena Ferragens você encontra disjuntor bipolar 32a; disjuntor din popular 20a; disjuntor bipolar 70a steck. 

Disjuntor tripolar: Recomendado para instalações e circuitos com três fases, como aquelas que possuem circuitos com motores elétricos trifásicos. 

Disjuntor magnético: Os disjuntores magnéticos protegem os utensílios elétricos de sobrecargas e curto-circuitos, mas com uma ampla precisão.

Disjuntor térmico: Esse tipo de disjuntor tem o poder de interromper o circuito elétrico assim que identificam elevação de temperatura, sendo um ótimo modelo para evitar incêndios.

Disjuntores termomagnéticos: Este tipo de disjuntor junta a proteção térmica e magnética, sendo muito utilizada nas instalações elétricas de lares e comércios. A maior utilidade dos disjuntores termomagnéticos é que eles podem ser utilizados para estratégias de ligar e desligar os circuitos, curtos circuitos e sobrecargas. 

Viu só como os disjuntores possuem suas particularidades e cada um deles exerce uma função certeira na parte elétrica necessária do local? Portanto, não deixe de ter um modelo à sua disposição.

 Na Trena Ferragens você encontra diversos modelos de disjuntores, como o disjuntor bipolar 32a, disjuntor din bipolar 20a e mais!

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *