Bonito e democrático, o cimento queimado é uma das grandes tendências do momento. Seu efeito levemente manchado — resultante da diferença de concentração do pigmento na massa — é capaz de se adaptar aos mais diversos estilos de decoração.

Muito versátil, o cimento queimado pode ser usado em paredes e pisos de salas, cozinhas, dormitórios, banheiros, varandas e qualquer outro cômodo, sem restrições.

Seu aspecto cru e bruto pode conferir um toque mais sofisticado aos ambientes, podendo se encaixar tanto em projetos mais rústicos quanto em obras mais contemporâneas.

Além disso, o cimento queimado é extremamente durável, simples de manter — sem exigir muitos cuidados com manutenção — e, ainda, oferece um excelente custo benefício quando comparado aos outros tipos de revestimentos.

Se você está pensando em apostar no cimento queimado para revestir a sua casa, mas ainda tem muitas dúvidas sobre esse material, fique tranquilo! No post de hoje, nós preparamos algumas dicas imperdíveis sobre esse revestimento e, também, sobre o seu processo de aplicação. Confira!

Mas, afinal, o que é cimento queimado?

Ao contrário do que o nome sugere, esse revestimento não envolve fogo ou altas temperaturas em seu preparo. É, na verdade, uma argamassa produzida a partir de uma mistura de cimento, areia e água, preparada no próprio local de aplicação.

A mistura pode receber, também, outros tipos de aditivos, a fim de melhorar a aderência e evitar rachaduras e trincas com o passar do tempo.

Com a mistura já aplicada, acontece o processo de “queima”, que consiste em jogar o pó do cimento sobre a massa ainda fresca para, posteriormente, alisar a superfície com uma desempenadeira — isso é importante para que o pó adquira um aspecto nivelado após ser devidamente espalhado.

Por ser um material de aspecto poroso, é importante que a sua superfície seja selada e impermeabilizada — recomenda-se a aplicação do impermeabilizante a cada 5 anos.

Tipos de cimento queimado

Como já falamos anteriormente, essa técnica é muito versátil, capaz de se adaptar a diversos estilos e agradar todos os gostos. Mas, você sabia que além do cimento queimado comum há, também, outras variações desse revestimento?

Cimento queimado branco

Se você pretende fugir daquele estilo mais industrial e rústico, a técnica do cimento queimado branco é uma ótima alternativa.

Para deixar o revestimento com a cor mais clara, é necessário adicionar pó de mármore ou granito à mistura. A tonalidade final vai depender da quantia utilizada, quanto mais pó for adicionado, mais claro ficará.

Cimento queimado colorido

Outra técnica bem interessante é usar pigmentos coloridos para criar diferentes tons, desde que harmonize, é claro, com a sua proposta decorativa.

Se você quiser um visual ousado e alegre, é possível optar por cores mais vibrantes, como vermelho e azul. Mas, se você gosta de uma linha mais clean, uma boa opção é deixá-los em tons mais escuros, como preto ou chumbo.

Como aplicar?

Quando falamos em aplicação, o mais indicado é buscar uma mão de obra especializada. Dessa forma, você evitará maiores problemas, como manchas, rachaduras ou, até mesmo, futuras infiltrações.

Mas, se você gosta de realizar as obras na sua casa e quer se aventurar nessa tarefa, confira o nosso passo a passo para aplicar cimento queimado adequadamente!

1. Prepare a superfície

Antes de iniciar qualquer etapa da aplicação, é necessário realizar a limpeza do contrapiso e/ou da parede, removendo qualquer vestígio de gordura, produtos químicos e demais resíduos.

2. Prepare a argamassa

Para preparar a argamassa, você deve estabelecer uma medida de cimento para cada quatro de areia. Depois, adicione a água e demais aditivos e misture até obter uma consistência cremosa.

3. Aplique o cimento

Aplique a argamassa sobre a superfície, deixando uma espessura de, aproximadamente 3 cm, e espalhe o produto com uma colher de pedreiro.

É importante lembrar, também, que a cada 1 ou 2 metros devem ser colocadas as juntas de dilatação, evitando, assim, que o cimento fique rachado.

Com a superfície ainda úmida e homogeneizada, polvilhe o pó de cimento fino e peneirado, cobrindo toda a área.

Feito isso, é necessário alisar o piso e/ou a parede com uma desempenadeira, buscando o máximo de nivelamento possível.

4. Finalização

Deixe o cimento secar completamente por até dois dias e, depois, lave a superfície com água e sabão de coco.

Finalize o procedimento, aplicando um impermeabilizante ou um selador. Esse cuidado é muito importante para evitar que o produto absorva água, gordura e outras impurezas que são capazes de penetrar na superfície e danificar o revestimento.

Agora que você já sabe como utilizar esse revestimento, acesse o nosso site e confira os melhores materiais para a sua obra.

Avaliações

Seja o primeiro a comentar esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *